Curso

Dominando o fluxo de trabalho com dados

  • Vídeo-aulas
  • Aulas ao vivo
  • Chat

A formação é voltada exclusivamente para servidores da Prefeitura de São Paulo e abrange técnicas em nível intermediário voltada à…

A formação é voltada exclusivamente para servidores da Prefeitura de São Paulo e abrange técnicas em nível intermediário voltada à análise e publicação de dados. As aulas terão início em 14 de outubro e se estenderão até o dia 12 de novembro de 2020. Não há inscrições para público externo e as inscrições da Prefeitura já foram encerradas.

ATIVIDADES

Haverá quatro módulos semanais de formação. Cada módulo contará com duas aulas síncronas, cujas gravações serão disponibilizadas nesta plataforma posteriormente. As aulas terão duas horas de duração, cada, começando às 10h e terminando às 12h. As aulas serão realizadas por meio da plataforma Zoom.

MÓDULOS

Cada módulo tem a duração de uma semana é composto por duas aulas.

Módulo 1 – Conhecendo os dados
A primeira semana revisará conceitos e fundamentos importantes para este curso intermediário, além de nivelar o conhecimento da turma nas tecnologias que serão utilizadas.

Módulo 2 – Preparando os dados
Na segunda semana, veremos algumas etapas do fluxo de trabalho com dados que são críticos na gestão pública e como podemos superar alguns desafios mais comuns nesta área.

Módulo 3 – Apresentando dados
Iremos abordar algumas das tecnologias mais utilizadas para armazenar dados e também falar sobre o uso de linguagem de programação e notebooks como forma de consulta a elas.

Módulo 4 – Mapas e dashboards
Depois, aplicamos os conceitos prévios e aprofundamos os conhecimentos sobre visualização de dados, elaborando um miniprojeto utilizando ferramentas para construção de dashboards.

CALENDÁRIO

14/10, quarta-feira, 10h-12h – Aula I – Revisão e introdução

15/10, quinta-feira, 10h-12h – Aula II – Estatística e análise de dados

21/10, quarta-feira, 10h-12h – Aula III – Limpeza de dados

22/10, quinta-feira, 10h-12h – Aula IV – Armazenamento de dados e ETL

27/10, terça-feira, 10h-12h – Aula V – Publicação e validação dos dados

29/10, quinta-feira, 10h-12h – Aula VI – Visualização de dados

11/11, quarta-feira, 10h-12h – Aula VII – Produzindo painéis interativos

12/11, quinta-feira, 10h-12h – Aula VIII – Dados geográficos e mapas

CERTIFICAÇÃO

As atividades do curso devem ser concluídas na plataforma até o dia 19/11/20 às 12h. Participantes que concluírem, no mínimo, 75% de cada curso (aulas e quizzes), receberão certificado de conclusão emitido pela Open Knowledge Brasil/Escola de Dados. Os certificados impressos serão confeccionados e enviados para a Prefeitura de São Paulo após o término do curso.

Caso o servidor não possa comparecer à atividade síncrona e queira assegurar a participação na aula, basta assistir ao vídeo gravado, disponível na plataforma, e marcar “aula completa”.

COORDENAÇÃO

Adriano Belisário – Coordenador da Escola de Dados, jornalista e mestre em Comunicação Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Desenvolve soluções web desde 2005 e, desde 2013, atua com investigações e análises de dados em seus trabalhos. Foi gerente de cultura digital da Secretaria de Cultura do Estado do Rio de Janeiro (2010-2012), onde desenvolveu políticas públicas junto a Pontos de Cultura e lanhouses. Também atuou na gestão de programas nacionais de cultura digital, como o ‘LabCEUs – Cidades Sensitivas’, e foi consultor em web da UNESCO no Museu do Índio. Realizou também diversas publicações sobre comunicação e tecnologia abertas em artigos e livros.

Fernanda Campagnucci – Diretora-executiva da Open Knowledge Brasil. De 2013 a 2019, Fernanda atuou como gestora pública na Prefeitura de São Paulo, tendo sido responsável pela política municipal de transparência, abertura de dados e integridade na Controladoria Geral do Município, além de ter liderado projetos de tecnologia, inovação e governo aberto na Secretaria Municipal de Educação. Graduada em Jornalismo e mestre em Educação pela Universidade de São Paulo, é doutoranda em Administração Pública e Governo na Fundação Getúlio Vargas (EAESP-FGV). Especialista em Transparência e Accountability pela Universidade do Chile (2014), foi fellow de Governo Aberto da Organização dos Estados Americanos (2015), Líder de Dados Abertos do Open Data Institute (2016) e fellow de governo da Unidade Operacional Governança Digital da Universidade das Nações Unidas, a UNU-EGOV (2018). É professora convidada do Insper nos cursos de Compliance e de Inovação no Setor Público.

INSTRUTORES

Bernardo Loureiro – Urbanista e programador, especializado em mapeamento, análise e visualização de dados. É criador do laboratório Medida SP, no qual realiza pesquisa, consultoria e desenvolvimento para setores público e privado. Foi consultor UNESCO de análise e visualização de dados no Pátio Digital, iniciativa da Secretaria de Educação da Prefeitura de São Paulo, onde ajudou a desenvolver projetos de transparência e abertura de dados voltados para a população. Já elaborou e lecionou cursos para centenas de alunos, em instituições como SESC-SP e como Agente de Governo Aberto. Formado em arquitetura e urbanismo pela USP e mestre em desenho urbano pela Parsons School of Design.

Haydee Svab – Cientista de Dados e Pesquisadora em Mobilidade Urbana Atualmente, é CEO da ASK-AR (consultoria em análise de dados), membro do Conselho Deliberativo da AEAMESP (Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Metrô) no triênio 2017/2019 e da comunidade Transparência Hacker. Foi consultora do Banco Mundial, co-fundadora dos grupos RLadies – São Paulo, PoliGNU e PoliGen. É doutoranda em Smart Cities na Ciência de Computação (IME-USP), mestra em Engenharia e Planejamento de Transportes (Poli-USP), especialista em Democracia Participativa, Repúblicas e Movimentos Sociais (UFMG) e formada em Engenharia Civil/Arquitetura pela USP (Programa Poli-FAU).

Vitor Baptista – Mestre em Computação pela UFPB, onde analisou o comportamento de votação dos deputados federais, Vitor trabalha com dados abertos desde 2012. Por 5 anos foi desenvolvedor na ONG inglesa Open Knowledge Foundation. Nesse tempo, fez parte das equipes de desenvolvimento do CKAN e OpenSpending e, mais tarde, foi o líder técnico do OpenTrials, um repositório aberto de informações sobre testes clínicos, e do Frictionless Data, um conjunto de ferramentas para validação e especificação de conjuntos de dados. Antes disso, trabalhou como consultor na ThoughtWorks em Porto Alegre. Atualmente trabalha como cientista de dados na empresa estadunidense Royalty Exchange, sendo responsável por toda sua infraestrutura de banco de dados analíticos.