Módulo 1: O IBGE e um olhar sobre a periferia?

Montagem de consultas no Sidra - banco de tabelas estatísticas do IBGE, guia sobre os dados mais relevantes para auxiliar na produção de conteúdos locais a partir de indicadores econômicos e sociais e familiarização com os dados do Censo.

Módulo 5: Transparência e Lei de Acesso à Informação?

Melhores práticas para fazer pedidos usando a Lei de Acesso à Informação (LAI), a quem endereçar os pedidos, instâncias recursais, prazos e dicas práticas de como redigir os pedidos, principais fontes de dados já disponíveis sobre o poder público local e dicas de como utilizá-los para descobrir novas pautas.

Debate Inspirações?

Conversa com especialistas e profissionais que conduzem iniciativas que trabalham dados locais.
Desafio da Semana e Aula ao Vivo – Módulo 2

Baseando-se no que aprendemos sobre as regras até agora aplicadas (o TSE pode mudar o entendimento ainda) sobre candidaturas femininas e cotas do fundo eleitoral:

Faça uma análise de dados e encontre as 40 mulheres mais “laranjáveis” de Minas Gerais nas eleições para deputado estadual de 2018. Lembre que uma análise de dados não é prova de nenhum crime, no máximo uma pista. Você vai precisar dos dados da prestação de contas e dos votos. Quais os partidos a que elas pertencem?

Referência:

Tutorial Laranjáveis: descobrindo o custo por voto das candidaturas (Escola de Dados)