Na última terça-feira (07.08), a Escola de Dados esteve no 2º Congresso Internacional de Jornalismo de Educação – Jeduca para ensinar jornalistas a usar e tratar volumes massivos de dados de educação por meio de SQL.

Para quem não sabe, SQL ou Structured Query Language (Linguagem de Consulta Estruturada) serve para fazermos consultas em bancos de dados. Geralmente quem trabalha com grandes volumes de dados está acostumado a fazer perguntas em SQL, que por sua simplicidade não requer experiência prévia em programação para ser aprendida.

Natália Mazotte e Álvaro Justen, o Turicas, usaram os microdados do INEP para exemplificar consultas no DB Browser for SQLite, um dos diversos softwares que permitem a manipulação de bases de dados no formato SQL. Segundo os instrutores, um dos desafios do workshop foi explicar o conceito de bases de dados estruturadas, juntamente com comandos e exemplos, a alunos com diferentes níveis de letramento em informática. A questão do contexto dos dados também foi trabalhada, tornando possível evoluir de conceitos mais abstratos para consultas reais feitas durante a aula.

É possível acompanhar um pouco da aula por meio do vídeo abaixo, e também conferir os slides e os dados utilizados durante as explicações.