Usando o Google em favor de suas pautas: busca avançada, Trends e Public Data
Por Caroline Damasceno*
O Google não se limita à ferramenta de busca, e a ferramenta de busca não se limita à pesquisa simples. Muitos usuários não tiram proveito de todo o potencial dos aplicativos do Google, e para jornalistas, é particularmente importante saber usá-los bem. Guilherme dos Anjos é gerente de contas sênior da empresa e sua esposa é jornalista, então ele sabe bem como as ferramentas avançadas podem ajudar na apuração de uma matéria.
No primeiro dia de Conferência Global de Jornalismo Investigativo, Guilherme mostrou ao público presente na sua apresentação como aperfeiçoar a busca por palavras e por imagens utilizando filtros e operadores e apresentou duas ferramentas menos conhecidas: o Google Trends e o Google Public Data.
Filtros de pesquisa
Em uma pesquisa simples do Google, é possível filtrar resultados por país, idioma, data de publicação e cidade. Também é possível escolher entre exibir todos os resultados disponíveis ou apenas páginas já visitadas anteriormente, páginas não visitadas e resultados “ao pé da letra”, que retorna páginas com termos exatamente como foram digitados, com todas as palavras juntas e na mesma ordem.
Pesquisa avançada e operadores de pesquisa
A ferramenta de busca do Google tem operadores de pesquisa que podem refinar sua pesquisa de maneira eficiente e prática. Alguns exemplos:
Pesquisar palavra ou frase exata | Usar aspas: “Conferência Global de Jornalismo Investigativo” retorna apenas resultados que contenham exatamente este termo, não resultados que contenham as quatro palavras utilizadas em pontos diferentes da página. |
Excluir uma palavra | Adicionar um sinal negativo (-) : congresso jornalismo -abraji retorna resultados que abordam outros congressos de jornalismo que não seja o da Abraji |
Pesquisar em um único site ou domínio | Pesquisar por site:abraji.org.br retorna apenas resultados que estejam em páginas hospedadas no site da Abraji. |
Pesquisar em arquivos | Pesquisar por filetype:xls retorna apenas resultados contidos em planilhas de formato xls. |
Veja aqui todos os truques de pesquisa no Google. Alguns podem ser feitos usando a pesquisa avançada do Google, sem a necessidade de decorar operadores ou consultar a página de ajuda.
Busca por imagens
A busca por imagens do Google pode filtrar os resultados pelas dimensões da imagem, cor, tipo (desenho ou foto, por exemplo) e data de publicação. Ao selecionar um resultado, o usuário tem a opção de visitar o site de origem da imagem e obter mais informações sobre ela.
Muitos ainda não sabem que é possível usar uma imagem como termo de pesquisa. Ao enviar uma imagem para o Google Imagens, o resultado pode retornar com uma sugestão para o nome da imagem, páginas que contenham essa imagem, imagens semelhantes e a mesma imagem com outras dimensões. A única condição é que a imagem já exista em alguma página da internet. É possível acrescentar uma palavra-chave junto à imagem enviada para facilitar a pesquisa. Os operadores de pesquisa também funcionam nessa busca.
Para enviar uma imagem ao Google Imagens, basta clicar no ícone de câmera fotográfica dentro da caixa de pesquisa e enviar uma imagem do computador ou colar o endereço de uma foto online.
Google Trends
O Google Trends permite avaliar a popularidade de um termo ao longo do tempo e compará-lo à popularidade de outros termos, podendo ainda filtrar os resultados por país, data, categoria e produto do Google (Imagens ou YouTube, por exemplo).
Além disso, o Google Trends destaca os principais termos pesquisados no Google em um período determinado. Essa ferramenta ainda não contempla as buscas feitas no Brasil.
Google Public Data
O pouco conhecido Google Public Data apresenta na forma de gráficos estatísticas importantes do banco de dados de grandes instituições, como o Banco Mundial e Eurostat. Essas informações podem ser comparadas e analisadas utilizando os vários filtros oferecidos pelo aplicativo.
*Caroline Damasceno é aluna de jornalismo do 4° ano na Escola de Comunicação da UFRJ.
Esta matéria foi publicada originalmente no site oficial da Conferência Global de Jornalismo Investigativo.