5 e 6/11 – ESPM SÃO PAULO
Procura no Google! Como encontrar pautas quentes no Google Trends
O que você busca no Google que mais ninguém sabe? Corrigindo, que quase ninguém sabe. As informações de todas as pesquisas feitas no famoso buscador ficam armazenadas e são grandes fontes para conhecer as tendências que acontecem ao redor do mundo inteiro. O Google Trends, dessa forma, é a ferramenta que a plataforma criou para compartilhar, em diferentes visualizações, os termos e assuntos mais populares do momento.
No workshop, Marco Túlio Pires, líder do Google News Lab, colocou o Google como um “confessionário digital” dos usuários. A honestidade das pessoas com o Google é tamanha que as buscas representam as questões na mente dos usuários que não são faladas normalmente. Esse é um dos pontos que torna o Google Trends tão especial: mostra o que as pessoas realmente querem saber. Além disso, Marco Túlio ressaltou que o Google é o maior buscador do mundo, com a geração de 1,2 trilhão de buscas por ano. Outras características importantes são os dados em tempo real, amplitude global e granularidade à nível municipal.
Dentro do Google Trends, é possível inserir um termo de pesquisa ou assunto de interesse. A ferramenta permite fazer comparações com outros termos, com um limite de até 25 palavras. O usuário consegue gerar análises interessantes apenas com os filtros da tela inicial, selecionando localidade, recorte temporal, categorias e tipo de pesquisa na Web.
A primeira tela exibe os resultados a partir de uma linha do tempo, divisão por localidades e, ao final, assuntos ou pesquisas relacionados ao termo. A parte de pesquisas relacionadas pode ser uma boa fonte para investigar o que os usuários estão perguntando sobre o assunto e pode ser visualizada a partir de duas opções: “Em ascensão” ou “Principais”.
Outra função interessante do Google Trends é a seção “Principais pesquisas”, que apresenta as tendências de pesquisas diariamente e em tempo real, para diferentes países do mundo.
Ao longo da atividade, Marco Túlio incentivou aos participantes que brinquem com o site, testem e mexam em tudo, enfim, se divirtam. Na ferramenta, ainda é possível baixar dados e cruzá-los com outras bases e gerar visualizações que podem ser incorporadas no próprio site do usuário. O Google Trends também oferece a opção de criar alertas, mais um jeito prático de auxiliar o usuário a ficar de olho nos seus temas de interesse.
MARCO TÚLIO PIRES
líder do Google News Lab para o Brasil. Antes de ingressar no Google em 2017, Marco foi gerente de programa da Escola de Dados e cofundou, em 2015, a primeira agência de jornalismo de dados do Brasil, jornalismo++, parte da rede internacional j++ de agências orientadas por dados. Ele também trabalhou como coordenador de produção na TV Globo, como repórter de ciência na Veja e como diretor de inovação, transparência e tecnologia na Secretaria de Desenvolvimento Social do governo de São Paulo. Marco é bacharel em jornalismo pela Universidade Federal de Minas Gerais e também estudou engenharia elétrica na Universidade Católica de Minas Gerais; Ciência da Computação, Gerenciamento de Impacto Social e Visualização da Informação na Universidade de Michigan e na Universidade de Georgetown. Hoje, ele apoia editores, jornalistas e empreendedores de mídia no Brasil e na América Latina com o melhor que o Google pode oferecer para que eles possam construir o futuro da mídia e contar as melhores histórias do nosso tempo.
REALIZAÇÃO
DESENVOLVIDO COM
APOIO
Nosso conteúdo está disponível sob a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, e pode ser compartilhado e reutilizado para trabalhos derivados, desde que citada a fonte.