Investigando as políticas públicas municipais para mudanças climáticas com o Diários do clima
SOBRE O WORKSHOP
Texto por Nayan Silva
Revisado pela Escola de Dados
As mudanças climáticas têm ganhado destaque e atenção necessária pelo poder público em alguns municípios ao redor do Brasil. Com isso, torna-se imprescindível a pesquisa sobre ações e políticas públicas que têm sido desenvolvidas nas cidades, sejam elas projetos, licitações, normas, multas, dentre outras. Fazer esse levantamento não é uma tarefa fácil, tendo em vista que o país tem 5570 municípios que publicam, diariamente, em seus diários oficiais, todos esses atos, que contemplam os mais variados temas relacionados ao meio ambiente e às mudanças climáticas: uso e ocupação do solo, mitigação e adaptação à crise climática, redução de emissões poluentes, preservação da biodiversidade, manejo das águas etc.
Para isso, a plataforma Diários do Clima, objeto de estudo deste workshop, filtra diariamente informações e trechos que falam sobre clima e meio ambiente dos diários oficiais dos municípios para facilitar o acesso a informações por toda as pessoas que tiverem interesse, sejam elas jornalistas, comunicadoras, ativistas, pesquisadoras, entre outras. Ele tem base na plataforma Querido Diário, que fornece os diários oficiais dos municípios em formato aberto para a livre consulta da sociedade civil. No workshop, as(os) participantes puderam aprender as funcionalidades da plataforma e como fazer pesquisas assertivas para encontrar políticas públicas municipais para mudanças climáticas.
A plataforma Diários do Clima possibilita a pesquisa avançada de temas por termos, municípios, período, subtemas, dentre outros filtros. Como um exemplo prático, em uma pesquisa do termo “saneamento”, com o filtro para o município de Belém – cidade que será sede da Conferência do Clima da ONU, a COP-30 –, é possível encontrar o Plano de Saneamento Municipal, que foi reeditado em 2020. Por meio dessa pesquisa, pode-se entender o que foi implementado pelo município também buscando pelos termos e filtros disponíveis na plataforma.
O Diários do Clima é desenvolvido pela Agência Eco Nordeste, Open Knowledge Brasil, Agência Envolverde, InfoAmazonia, (((o)))eco e Projeto #Colabora.
LOCAL
Laboratório 106
NÍVEL
Básico.
REFERÊNCIAS
Giulio Carvalho
É graduado no curso de Engenharia da Computação pela UFPE. É ativo na comunidade Python desde 2018. Desde 2020, integra a equipe de mantenedoras do projeto Querido Diário e também a rede de Pessoas Embaixadoras de Inovação Cívica da Open Knowledge Brasil. Hoje atua como coordenador de Inovação Cívica da OKBR.
Visite o site da edição anterior. Confira o site do Coda.Br 2023.
Nosso conteúdo está disponível sob a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, e pode ser compartilhado e reutilizado para trabalhos derivados, desde que citada a fonte.