Editado em 19/07/24

O curso “Publicadores: gerenciando dados abertos utilizando CKAN”, da Escola de Dados, é online e aborda a instalação, manutenção, customização e publicação de dados abertos, com o objetivo de aprimorar as práticas de transparência e publicação de dados no Brasil. A abertura de uma nova turma, prevista para o outubro e novembro.  A matrícula pode ser feita na página do curso, disponível no botão abaixo.

Disponível para contratação, a ementa conta com aulas práticas ao vivo durante 5 semanas, além  de materiais extras, com uma carga horária de 20h. Durante o curso, há suporte via chat para resolução de dúvidas. Já passaram por esta formação, por exemplo, servidores da Empresa de Tecnologia da Informação e Comunicação do Município de São Paulo (PRODAM), da Secretaria de Planejamento do Governo Estadual da Bahia e do governo do estado de Goiás.

Por que usar o CKAN?

Desenvolvida pela Open Knowledge Internacional, a aplicação web de código aberto CKAN (Comprehensive Knowledge Archive Network) é a mais utilizada no mundo para a publicação de dados, tendo sido implementada em países como Austrália, Canadá, Suíça, Dinamarca, Estados Unidos, Alemanha, México e Brasil, por exemplo, além de diversos governos estaduais e municipais.

É, inclusive, a ferramenta recomendada pelo Portal Brasileiro de Dados Abertos, ressaltando que o uso do CKAN permite a integração direta dos dados do órgão ou entidade que o utiliza com o Portal dados.gov.br. Todas as tecnologias a serem desenvolvidas dentro do CKAN são de código aberto e, portanto, podem ser utilizadas, copiadas ou modificadas sem qualquer necessidade de pedido de autorização ou pagamento de licenças ou royalties.

O CKAN permite a publicação de bases de dados e pode servir como fonte de dados de uma plataforma específica para a visualização de geodados. Além da publicação dos dados por parte do órgão, a ferramenta CKAN permite que munícipes, entre outras ações, façam buscas por conjunto de dados a partir de temas ou secretarias específicas; pré-visualizem bases de dados em planilhas ou mapas simples; baixem os arquivos contendo as bases de dados e façam uso automatizado dos dados por meio da API (Application Programming Interface, ou “Interface de Programação de Aplicação”) da ferramenta.

Lançado em 2022, o treinamento aborda desde a instalação até as boas práticas de publicação de dados, facilitado por profissionais especialistas no tema. Conheça a ementa completa e saiba o que você aprenderá durante o curso:


– O que é o CKAN
– Usando o CKAN
– Apresentando o CKAN
– Criando uma instância do CKAN (com e sem Docker)
– Configuração básica e instalação de plugins
– Desenvolvimento de plugin
– Migração/Atualização de versões
– Configurando extensões
– API e Deploy
– Monitoramento e Backup
– Documentando dados
– Documentação com Frictionless Data
– Criando portais de dados abertos: usando CKAN como parte do Data OS
– Publicando dados e gerenciando perfis
– Automação de processos com o Frictionless Data

Confira os materiais abertos da Escola de Dados sobre o CKAN

Tutoriais:
[Coda 2023] Gerenciando, publicando e consumindo dados com CKAN
[Coda 2021] Criando portais de dados abertos usando o CKAN como parte do Data OS

Webinars:
Como gerenciar dados abertos utilizando o DPCKAN
O uso de CKAN no ecossistema de dados abertos