Publicadores: gerenciando dados abertos com o CKAN

  • Duração 16h
  • Última atualização 7 de julho de 2022

Descrição

Com o objetivo de aprimorar as práticas de transparência e publicação de dados abertos no Brasil, desenvolvemos esse curso inédito sobre o CKAN (Comprehensive Knowledge Archive Network), a maior solução de código aberto para catalogar e disponibilizar dados.

O CKAN é um sistema de gerenciamento desenvolvido pela Open Knowledge Internacional e adotado por diversos governos no mundo inteiro – como nos Estados Unidos, Canadá, Reino Unido, Alemanha, Austrália e México – que fornece uma plataforma poderosa para catalogar, armazenar e acessar conjuntos de dados.

A formação contará com aulas síncronas e gravadas e acontecerá durante o mês de setembro de 2022.

Atenção: as pessoas inscritas também terão, como bônus, acesso completo ao curso assíncrono Publicadores de Dados: da gestão estratégica à abertura. Ao adquirir este produto, verifique o cupom junto à sua nota de compra e finalize a matrícula utilizando-o para ter isenção total no valor da operação.

ATIVIDADES

O curso acontece de 1 a 29 de setembro, e será composto por atividades práticas, leituras e vídeos complementares. Os materiais serão organizados ao longo de cinco semanas.

Durante o período de sua realização, a equipe estará disponível para orientação e resolução de dúvidas sobre o conteúdo das aulas a qualquer momento, por meio de um chat em nossa plataforma online.

AULAS AO VIVO

As aulas ao vivo ocorrerão uma vez por semana, com carga horária total de 2 horas, sempre às quintas-feiras, das 8h30 às 10h30. Todas as aulas serão gravadas e disponibilizadas na plataforma após a sua realização.

Confira abaixo os temas de cada aula:

01/09 – Apresentação do CKAN

08/09 – Busca avançada na web

15/09 – Criando uma instância do CKAN (com Docker)

22/09 – Publicando dados e gerenciando perfis

29/09 – Automação de processos com o Frictionless Data

CERTIFICAÇÃO

Para obter a certificação no curso, é preciso acompanhar ao vivo pelo menos 4 das 5 aulas síncronas usando o mesmo email registrado em nossa plataforma.

INSTRUTORES

Ana Cecília Vieira

Analista de dados especializada em abertura de dados governamentais. Entusiasta nos temas de dados abertos, código aberto e comunidades autogestinadas. Embaixadora do programa Ciência de Dados para Inovação Cívica da Open Knowledge Brasil. Líder do projeto de implantação do CKAN no Portal de Dados Abertos da UFPE. Especialista em Inteligência Artificial e Aprendizado de Máquina pela PUC Minas Gerais.

Edgar Zanella

Desenvolvedor de software que trabalha com código aberto, acesso aberto e criação de conhecimento aberto há mais de 20 anos. Trabalha na Open Knowledge Foundation. Ajudou a criar a Open Knowledge Brasil e trabalhou em diversos projetos da Open Knowledge Deutschland em Berlim.

Vitor Baptista*

Mestre em Computação pela UFPB, onde analisou o comportamento de votação dos deputados federais, Vitor trabalha com dados abertos desde 2012. Por 5 anos foi desenvolvedor na ONG inglesa Open Knowledge International. Nesse tempo, fez parte das equipes de desenvolvimento do CKAN e OpenSpending e, mais tarde, foi o líder técnico do OpenTrials, um repositório aberto de informações sobre testes clínicos, e do Frictionless Data, um conjunto de ferramentas para validação e especificação de conjuntos de dados. Antes disso, trabalhou como consultor na ThoughtWorks em Porto Alegre. Atualmente trabalha como cientista de dados na empresa estadunidense Royalty Exchange, sendo responsável por toda sua infraestrutura de banco de dados analíticos.

* Apenas aulas gravadas

ÓRGÃOS PÚBLICOS

A matrícula no curso poderá ser realizada mediante apresentação de Nota de Empenho por parte do ente contratante. Você pode solicitar mais informações pelo e-mail [email protected]

POLÍTICA DE REEMBOLSO

A Escola de Dados garante o reembolso integral do valor pago, caso a solicitação seja formalizada por e-mail ([email protected]) até o dia de início do curso. Após o início do curso, não são serão feitos reembolsos.

DÚVIDAS?

Envie um e-mail para a gente em [email protected].

O que vou aprender?

  • Compreender as principais funcionalidades do CKAN e como participar de sua comunidade;
  • Conduzir a instalação de uma instância do CKAN usando Docker;
  • Instalar plugins e customizar a plataforma;
  • Reconhecer a arquitetura do sistema e trabalhar com as taxonomias e entidades do CKAN;
  • Dominar o fluxo básico de publicação de conjuntos de dados na plataforma;
  • Obter noções de automação de processos de publicação de dados com o Frictionless Data.

Tópicos deste curso

11 Aulas16h

Introdução ao curso?

Informações básicas e instruções gerais.
Código de conduta
Aulas ao vivo
Chat do curso
Formulários de avaliação

Módulo 1?

Nesse módulo você terá uma visão panorâmica sobre o CKAN e como faz o gerenciamento de dados abertos.

Módulo 2?

Nesse módulo você aprenderá a como implantar uma instância do CKAN e quais requisitos são importantes para que tudo flua bem.

Módulo 3?

Nesse módulo você verá como fazer as primeiras configurações para que o CKAN funcione minimamente bem e plugins que podem ajudar a facilitar o gerenciamento.

Módulo 4?

Nesse módulo você verá como publicar os primeiros dados e como gerenciar acesso aos diversos perfis em uma instituição.

Módulo 5?

Nesse módulo você verá como o Frictionless Data pode ser importante para automatizar processos de atualizações dos conjuntos de dados.
R$399,00

Materiais inclusos

  • Aulas ao vivo
  • Atividades práticas
  • Textos e materiais complementares
  • Chat

Requisitos

  • Conhecimentos básicos de uso de terminal e administração de servidores Unix para as pessoas que desejam criar sua própria instalação.

Público-alvo

  • Servidores públicos;
  • Profissionais que trabalham com portais de dados abertos;
  • Organizações da sociedade civil.