Junho/2023

AGENDA

Oportunidades e prazos para não perder de vista


29/06 a 02/0718º Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo acontece em São Paulo (SP), organizado pela Abraji.

01/07 – Prazo final para a chamada de propostas para o AI Accountability Fellowships, do Pulitzer Center, com duração de 10 meses e apoio de $20.000 para despesas.

03/07 – Lançamento presencial do livro Dataviz em perspectiva: ensino e prática profissional da visualização de dados no design, organizado por Júlia Giannella e Rodrigo Medeiros. Às 19h, na livraria Travessa de Botafogo.

06/07 – Prazo para inscrições no programa “Soluções energéticas justas”, que vai financiar jornalistas para cobrir presencialmente a COP28 em Dubai.

10/07 – Prazo para se inscrever em bolsa de jornalismo investigativo, oferecida pela Reuters e a Universidade Durham.

30/07 – Encerra-se o prazo para envio de candidaturas para o Prémio Jornalismo de Dados da Sociedade Portuguesa de Estatística (SPE), em parceria com a Escola Superior de Comunicação Social (ESCS). 

15/08 – Prazo para inscrições e sugestões de atividades para a 8ª edição da Conferência Brasileira de Jornalismo de Dados e Métodos Digitais. 

15 a 17/08 – Acontece o 14º Seminário de Proteção à Privacidade e aos Dados Pessoais, organizado pelo CGI.br e pelo NIC.br, na Amcham Brasil, em São Paulo.

31/08 a 02/09 – 2ª edição do Coda Amazônia. Os dois primeiros dias de evento serão na UFPA, em Belém, no Pará. Já o terceiro dia de atividades será na Ilha de Marajó.

17/09 a 20/09 – Período da posit::conf2023, oportunidade de integração da comunidade de ciência de dados. 

22/09 – Prazo limite para inscrever projetos relacionados a conhecimento livre, na Wiki Movimento Brasil, com bolsas de até R$2500.  

07 a 09/11Festival de Datos em Punta del Este, no Uruguai.

06 a 10/1111º Congresso Nacional de Design da Informação, com trilha sobre visualização de dados.

18 e 19/11 – 8ª edição da Conferência Brasileira de Jornalismo de Dados e Métodos Digitais, Coda.Br, em São Paulo.

13 a 16/12Cultural Data Analytics Conference 2023, em Talís, na Estônia. Inscrições de trabalho abertas. 

NO MUNDO DOS DADOS

Notícias e discussões quentes


O 18º Congresso da Abraji
De 29/06 a 02/07, acontece a 18ª edição do Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo, promovido pela Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji). Embora os ingressos da modalidade presencial já estejam esgotados, as inscrições para participar remotamente seguem abertas. No sábado, dia 01/07, a coordenadora da Escola de Dados, Jamile Santana, mediará a mesa “Como jornalistas e cidadãos podem ajudar a transformar as políticas de segurança?”. A atividade contará com o pré-lançamento do guia “Segurança Pública em Dados: Guia prático para jornalistas”, desenvolvido pelo Instituto Sou da Paz em parceria com Abraji, Instituto Fogo Cruzado e Fiquem Sabendo. Já o domingo é o tradicional dia dos dados do evento, com diversas oficinas mão na massa para quem quiser aprender mais sobre a área.

Visualizando a mudança climática

Uma das questões mais urgentes da atualidade, a mudança climática está na pauta do dia, mas sua comunicação pode apresentar alguns desafios. Enfrentar a apatia do público é um deles. Como jornalistas de dados podem ajudar a envolver o público e convocá-lo à ação? Incorporar visualizações de dados é uma maneira de aumentar o envolvimento dos leitores. Este é o tema da 100ª edição da newsletter Conversations with Data, que traz um resumo do episódio 54 do podcast do DataJournalism, e conta com a participação do designer de informação e contador de histórias de dados Duncan Geere; do jornalista de dados Pei Ying Loh, do The Kontinentalist; e do jornalista visual Rodolfo Almeida, da Núcleo. Os profissionais presentaram conselhos úteis sobre como abordar o design de visualização de dados para uma cobertura climática impactante.

IA Verde
O consumo de energia e a pegada de carbono do treinamento e inferência de modelos de IA vem gerando preocupação entre especialistas. Estima-se que o treinamento do GPT-3, um LLM (Large Language Model) de 175 bilhões de parâmetros, tenha emitido aproximadamente 502 toneladas de CO2. Após o treinamento, durante a fase de inferência, um modelo de IA é executado milhares ou milhões de vezes por dia. Com cada execução consumindo pequenas quantidades de energia, o consumo acumulado ao longo de semanas, meses e anos pode ser o prenúncio de um grande problema. Em artigo para o Towards Data Science, Federico Peccia, estudante de doutorado em Ciência da Computação e assistente de pesquisa, apresenta o conceito de IA verde e apresenta soluções e técnicas para melhorar a sustentabilidade da IA.

SAIBA MAIS

Para aprender mais e aprender sempre


Segurança digital 

A Internews lança o curso “Segurança digital para construir em comunidade”, no âmbito do projeto Conservando Juntos, financiado pela USAID e liderado pela WCS. O objetivo é reduzir as possíveis vulnerabilidades e riscos enfrentados no ambiente digital por defensores ambientais, defensores dos direitos humanos, jornalistas, meios independentes, comunicadores e líderes indígenas, entre outros, para que possam trocar informações de maneira segura. Cuidados digitais básicos voltados a este público, direitos humanos e segurança digital, ataques digitais e como entender seus riscos, e ferramentas digitais para melhorar a segurança digital são alguns temas do treinamento. A duração estimada é de oito horas e ele é totalmente assíncrono. Confira este tutorial de como se inscrever no curso.

Três novos tutoriais

Neste mês, a Escola de Dados adaptou e lançou a tradução de três tutoriais da Tactical Tech, no contexto de finalização do curso “Investigações Digitais: OSINT para Jornalistas e Ativistas”, que foi encerrado na última quarta-feira (28). Você pode ler um pequeno balanço sobre o curso aqui. O primeiro dos materiais diz respeito justamente a noções básicas de segurança digital, o segundo aborda o rastreamento de redes de desinformação e há ainda um terceiro conteúdo sobre investigação de sites.

Abraji acrescenta duas novas coleções no seu Pinpoint

Duas novas coleções de documentos de interesse público estão agora no Pinpoint, ferramenta de pesquisa do Google que ajuda jornalistas e acadêmicos a explorar e analisar coleções de documentos. A Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) publicou uma coleção que reúne 718 arquivos de processos de outorga emitidos pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) para empreendimentos de energia eólica instalados em cidades onde há localidades indígenas e quilombolas. A outra coleção contém 458 documentos referentes a contratos da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) assinados em 2022 e neste ano.

SNIPPETS

Dicas curtas e certeiras


O Instituto Prensa y Sociedad Venezuela (IPYS Venezuela) abordou a questão dos desertos de notícias em um fórum com participação de Cristina Zahar (Abraji) e outros especialistas em jornalismo latinoamericanos.

A Cambridge Scholars lança o livro “Transforming Spatial Data into Public Policies for Social Justice and Environmental Sustainability”, que explora dados espaciais e políticas públicas em países da América Latina.

NASA lança a ferramenta TESViS, com a finalidade de baixar e visualizar dados de ecologia terrestre de maneira fácil. 

O Cedeplar-UFMG desenvolveu o DataViva, plataforma com seis grandes bases de dados socioeconômicos do mundo inteiro, de livre acesso, para auxiliar formuladores de políticas públicas nos municípios brasileiros.

Maria Antoniak, Luca Soldaini, Lucy Li e Maarten Sap discorreram sobre os dez riscos do uso de Large Language Models (LLM).

A Google Research lança o MediaPipe, um plugin que permite gerar imagens a partir de textos de maneira controlada, aplicada a modelos de difusão. 

Google anunciou na conferência Global Fact 10 o lançamento da ferramenta de checagem de fatos deles, a Fact Check Explorer.

INSPIRA

Trabalhos e iniciativas inovadoras para te inspirar


E falando em comunicar mudanças climáticas, a NASA lançou a página “Rising waters: how NASA is monitoring sea level rise” (“Águas subindo: como a NASA está monitorando o aumento do nível do mar”, em tradução livre). O site fornece informações sobre as medições e pesquisas realizadas pela NASA – a Administração Nacional da Aeronáutica e Espaço dos Estados Unidos –, destacando a importância desses estudos para compreender as mudanças climáticas e seu impacto no planeta. Também são apresentados dados sobre o aumento do nível do mar ao longo do tempo e as ameaças que isso representa para comunidades costeiras em todo o mundo. A página apresenta recursos adicionais, incluindo links para relatórios científicos, imagens e vídeos relacionados ao aumento do nível do mar. Esses recursos fornecem uma visão mais aprofundada do trabalho da NASA na área e da importância de se abordar esse desafio global.

NOVOS DADOS

Conjuntos de dados e plataformas publicados recentemente


O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) abriu alguns dados, dentre eles relacionados a Comunicação de Acidentes de Trabalhos (CATs), perfil das unidades e benefícios concedidos, indeferidos e emitidos

O IBGE publicou os primeiros dados do Censo Demográfico 2022 sobre população e domicílios.

UPDATE

Atualize-se com as novidades de softwares e bases de dados


GitHub Enterprise Server 3.9 com roteiro de projetos e automatização de processos, digitalização de código, verificação secreta de padrões, e muito mais.

Nova versão da API v6 de geolocalização do Mapbox traz consultas em lote, detalhe na precisão dos resultados, entre outros.