Em 2022, a Escola de Dados realiza uma edição híbrida da Conferência Brasileira de Jornalismo de Dados e Métodos Digitais, Coda.Br. A edição ocorrerá inteiramente online de 31/10 a 4/11, e nos dias 5 e 6/11 será presencialmente na ESPM São Paulo, com transmissão online das atividades.
Como nos anos anteriores, queremos te convidar a construir o evento conosco. É possível inscrever uma atividade que você queira oferecer ou ver na conferência. O prazo para envio de propostas foi prorrogado para 31/08 e você deve utilizar este formulário para enviar sua proposta.
Na seleção, priorizaremos candidaturas que garantam a diversidade do evento, em suas diversas dimensões, tais como racial, geográfica, de gênero e outras.
Temos interesse principalmente em workshops presenciais (atividades de formação com até 90 minutos de duração) cujos temas possam ser encaixados nas trilhas mencionadas abaixo, mas sinta-se à vontade para enviar outras propostas de formatos também.
As trilhas de aprendizagem do Coda.Br 2022 serão:
1) Jornalismo de dados
Destinada a participantes interessados em jornalismo de dados que desejam aprender ou aprimorar as habilidades básicas necessárias para trabalhar com jornalismo de dados.
2) Publicadores de dados
Para organizações e funcionários do governo interessados em publicação de dados abertos, APIs, painéis em tempo real e melhores práticas para disponibilizar dados.
3) Métodos digitais
Recomendado para quem deseja aprender novos métodos digitais envolvidos no trabalho baseado em dados aplicado às ciências sociais.
A escola de dados deveria criar a modalidade poster para fazer parte do Coda, assim como acontece em congressos e encontros na área da saúde. Ou seja, pesquisadores poderiam expor seus resultados de pesquisa de dados no espaço comum nos intervalos. Seria tipo aquelas feiras de ciências que a gente fazia no ensino fundamental. Acredito que isso seria mais uma força para projetar a escola de dados e as pesquisas na área da comunicação e jornalismo de dados. Se quiserem montar um grupo de trabalho para executar essa missão no futuro, sou voluntário.
Obrigado pela sugestão, Jefferson! Vamos considerar a viabilidade para esta próxima edição.