Agenda climática: como dados podem pautar discussões relevantes

SOBRE O WORKSHOP

Texto por Jefferson Sousa
Revisado pela Escola de Dados

Juliana Mori iniciou a oficina apresentando o InfoAmazonia, organização que utiliza dados, mapas e reportagens geolocalizadas para contar histórias sobre a Amazônia nos nove países da região. Na perspectiva do trabalho de geojornalismo feito pelo InfoAmazonia, a instrutora questionou “por que usar dados geográficos no jornalismo?”. De pronto, a resposta foi que a visualização de dados e mapas é uma forma de mostrar as mudanças que acontecem em determinado lugar e é a partir disto que se iniciam as buscas pelos porquês.

Juliana falou sobre a importância da análise dos dados, chamando de “jornalismo de evidência”. Usando como exemplo a matéria Se fosse um país, a Amazônia seria o 9º maior emissor de gases de efeito estufa do PlenaMata, ela abordou o motivo da análise de dados ser uma forma eficiente de fazer jornalismo pautado em evidências, por ter uma abordagem objetiva e precisa, trazer novas informações para pautar discussões relevantes, etc. “Quando se trata de clima, fuja do jornalismo declaratório!”, aconselhou.

Juliana passeou pelas principais ferramentas de código aberto, para detalhar como o InfoAmazonia registrou suas histórias com o auxílio de dados abertos. Foram várias as experiências de matérias jornalísticas baseadas em dados produzidas pela organização, que impulsionaram a opinião pública e até pautaram veículos nacionais de referências.

Ao longo do workshop, os participantes puderam conhecer não só como as bases de dados do Brasil funcionam, como também de outros países, a exemplo de uma da Europa que foi utilizada no especial “Inimigos invisíveis: fumaça das queimadas agrava Covid-19 na Amazônia”. Além desse especial, Juliana descreveu como os jornalistas de todo o mundo utilizam diversas bases de dados disponíveis gratuitamente na internet para ampliar sua pauta, destacando como as ferramentas de software livre dão um novo tom ao jornalismo investigativo.

Durante a apresentação, foram mostrados exemplos de ferramentas digitais gratuitas como o QGIS. Em especial, foi detalhado como o QGIS pode servir desde a pré-pauta até a finalização da matéria jornalística de dados. Além do QGIS, o site TerraBrasilis também foi dado como exemplo. Para facilitar na busca por bases de dados brasileiras, Juliana indicou o catálogo organizado durante o curso Jornalismo de Dados Ambientais: no rastro do desmatamento da Amazônia, oferecido pelo InfoAmazonia em parceria com a Escola de Dados.

Juliana finalizou o workshop detalhando como o MapBox, outra ferramenta digital, é indispensável na produção e divulgação de dados numa matéria jornalística, de forma que o leitor possa visualizar e entender de forma mais clara o que a matéria quer passar. Ela finalizou indicando atenção ao design dos gráficos, que deve estar alinhado com o tema e sem poluição visual, sob risco de afastar o leitor.

juliana-mori

Juliana Mori

Juliana Mori é jornalista especializada em produções audiovisuais e visualização de dados geoespaciais. Cofundadora e diretora editorial da InfoAmazonia. Graduada em jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica (PUC) de São Paulo, mestre em Artes Digitais pela Universitat Pompeu Fabra (UPF), Barcelona.

REALIZAÇÃO

PATROCÍNIO

CORREALIZAÇÃO

APOIO

Nosso conteúdo está disponível sob a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, e pode ser compartilhado e reutilizado para trabalhos derivados, desde que citada a fonte.