Conexões de conhecimento: a sinergia entre pesquisas científicas e o jornalismo de dados ambientais

SOBRE O painel

Neste painel, jornalistas e pesquisadores refletem sobre como profissionais destas duas áreas de atuação podem trabalhar conjuntamente na produção de reportagens baseadas em evidências, criando novas narrativas de combate à desinformação ambiental.

QUANDO?

31/08 (quinta-feira), às 17h

ONDE?

Auditório Setorial do Básico 2

DURAÇÃO

1h30

marcela

Marcela Vecchione

É PhD em Ciência Política/Relações Internacionais pela McMaster University. Suas principais áreas de pesquisa são a questão indígena nas Relações Internacionais, colonialismo e pós-colonialismo, Panamazônia e suas fronteiras, teoria do desenvolvimento, meio ambiente e questão da terra na América Latina.

mariarosa

Maria Rosa Darrigo

Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade de São Paulo (1999), mestre em Ecologia pela Universidade de São Paulo (2002) e doutora em Ecologia pela Universidade Estadual de Campinas (2012). Realizou seu estágio de pós-doutorado na Universidade da Florida, em 2013. Atua na interface entre a área acadêmica e trabalhos mais aplicados, com foco na conservação de recursos naturais e políticas públicas.

thiago-medaglia

Thiago Medaglia

Fundador da Ambiental Media, startup brasileira que se dedica a investigações jornalísticas baseadas em ciência e dados. Mestre em História da Ciência pela Universidade de Harvard; fellow no Programa Knight de Jornalismo Científico do MIT; pós-graduado em Jornalismo Empreendedor pela City University de Nova York.

Jader Gama

Jader Gama

Doutor em Desenvolvimento Socioambiental pelo Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Sustentável do Trópico Úmido (PPGDSTU) e Mestre em Planejamento do Desenvolvimento (PPGDSTU) pelo Núcleo de Altos Estudos Amazônicos (NAEA) na Universidade Federal do Pará. Especialista em Tecnologias em Educação pela PUC – RJ. Graduado em Processamento de Dados pela Universidade Federal do Pará.

REALIZAÇÃO

PATROCÍNIO

CORREALIZAÇÃO

APOIO

Nosso conteúdo está disponível sob a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, e pode ser compartilhado e reutilizado para trabalhos derivados, desde que citada a fonte.