Investigando as políticas públicas municipais para mudanças climáticas com o Diário do Clima

SOBRE O WORKSHOP

Texto por Lígia Bernar, com edição de Anicely Santos
Revisado pela Escola de Dados

Pesquisar sobre meio ambiente ainda é algo complicado no Brasil, e quando surge a necessidade específica de procurar sobre o assunto em diários oficiais, a dificuldade só aumenta. Quando este nível de pesquisa vai afunilando para níveis locais, onde os diários oficiais nem sempre são fáceis de serem acessados, a questão só piora. Isso porque temos 5570 municípios, cada um publicando diariamente informações de uma maneira diferente.

Mas, como seria se houvesse uma plataforma onde centralizasse e padronizasse este conteúdo,  facilitando pesquisas sobre usos e ocupação do solo, mitigação e adaptação da crise climática, manejo das águas, preservação da biodiversidade e muito mais? Por mais utópico que pareça, esta plataforma existe.

O Diário do Clima, lançado durante o workshop, é uma plataforma que pretende tornar o acesso a dados ambientais de cada município uma tarefa mais simples. Embora nem todos os municípios estejam catalogados, já é possível fazer monitoramentos e gerar boas pautas nos 102 municípios presentes na ferramenta.

Construído por uma coalizão especializada em temas sociais, ambientais e de transparência de dados, são seis organizações envolvidas no projeto: ((o))eco, Eco Nordeste, Agência Envolverde, InfoAmazonia, Open Knowledge Brasil (OKBR) e Projeto #Colabora. O motor de busca da ferramenta usa como fonte de dados o Querido Diário, plataforma de código aberto da Open Knowledge Brasil.

Durante o workshop, Giulio Carvalho, coordenador do programa Ciência de Dados para Inovação Cívica da OKBR, mostrou como a plataforma utiliza filtros inteligentes para rastrear e categorizar os trechos mais relevantes sobre clima e meio ambiente e disponibiliza para busca, filtros e alertas.

A partir de termos relevantes, é possível filtrar por municípios, períodos e subtemas, por exemplo, e essas buscas podem ser transformadas em alertas para serem monitorados sempre que novos conteúdos sobre o assunto forem incluídos. Ainda é possível obter informações a partir de CNPJ, pois a base da Receita Federal também está incluída para este propósito.

Juliana Mori, jornalista especializada em visualizações de dados geoespaciais e diretora do InfoAmazonia, apresentou o potencial jornalístico da ferramenta. Durante sua fala, ela notou a ironia de Belém sediar a Conferência das Partes sobre o Clima (COP30) em 2025, mas ser um dos municípios com menor cobertura de esgoto no país.

A partir desta observação, a sugestão foi olhar no Diário do Clima os termos “saneamento” em “Belém”, para entender o que poderia ser encontrado. O retorno foi o Plano de Saneamento Municipal, reeditado em 2020.

Com o resultado desta busca, a instrutora estimulou os participantes a refletir o que deste Plano foi implementado desde então. Como exemplo prático, ela mostrou uma reportagem da InfoAmazonia sobre o assunto.

Em outro exemplo, a instrutora mostrou uma reportagem sobre a exclusão dos catadores de resíduos sólidos na cidade de João Pessoa, feito pelo site Eco Nordeste. A matéria foi desenvolvida a partir de buscas sobre o assunto no Diário do Clima, que retornou um projeto de lei vetado em 2019, que obrigaria os eventos a recolher os resíduos recicláveis e depois designar aos catadores.

A partir de exemplos que demonstram o potencial jornalístico da ferramenta, Juliana convidou os participantes a criar uma conta no Diário do Clima e participar de alguns desafios de busca na plataforma. O resultado permitiu que participantes pudessem entender como buscar alguns termos com mais precisão para obter respostas melhores, além de proporcionar um olhar mais apurado sobre as informações geradas nos resultados de suas buscas.

giulio

Giulio Carvalho

Trabalha há 5 anos com raspagem e engenharia de dados e é graduado do curso de Engenharia da Computação pela UFPE. Desde 2019, é membro ativo e faz parte da organização do Grupo de Usuários de Python de Pernambuco (PUG-PE). Desde 2020, integra a equipe de mantenedoras do projeto Querido Diário e também a rede de Pessoas Embaixadoras de Inovação Cívica da Open Knowledge Brasil (OKBR). Hoje atua como coordenador de Inovação Cívica da OKBR.

juliana-mori

Juliana Mori

Jornalista especializada em produções audiovisuais e visualização de dados geoespaciais. Cofundadora e diretora editorial do InfoAmazonia. Graduada em jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica (PUC) de São Paulo, mestre em Artes Digitais pela Universitat Pompeu Fabra (UPF), Barcelona.

REALIZAÇÃO

PATROCÍNIO

CORREALIZAÇÃO

APOIO

Nosso conteúdo está disponível sob a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, e pode ser compartilhado e reutilizado para trabalhos derivados, desde que citada a fonte.