Segurança digital para jornalistas e defensores dos direitos humanos e ambientais

SOBRE O WORKSHOP

Texto por Lígia Bernar
Revisado pela Escola de Dados

A comunicadora colombiana Nathaly Espitia Diaz, da Internews, iniciou seu workshop com uma dinâmica para que participantes pudessem entender melhor o conceito de anonimato, que consistiu na adoção de pseudônimos – a turma podia escolher nomes de plantas, árvores, frutas e ervas da Amazônia.

Para Nathaly Diaz, é essencial que jornalistas e defensores dos direitos humanos e ambientais cuidem da saúde mental. “É importante integrar momentos para se desconectar de espaços digitais, cuidar da saúde mental e implementar rotinas que permitam a segurança física”, afirmou.

Nathaly também considera importante que trabalhadores da comunicação e defensores reflitam sobre os riscos das atividades que praticam, a partir de um exercício de indagações:

• O que eu faço?
    • Quem sou eu?
    • Com que tipo de informação eu lido?
    • Com quem eu entro em contato regularmente e o que essas pessoas fazem?
    • Com quem eu falo todos os dias?

Na parte mais teórica do workshop, a comunicadora Nathaly Diaz mostrou como funciona o mapeamento das informações:

• Classificação: com que tipo de informação estamos lidando?
    • Gerenciamento das informações: como estamos usando essas informações?
    • Canais: quais canais estamos usando?

Diaz definiu o que seriam informações públicas, sensíveis e privadas. Pediu para que a turma fizesse alguns exercícios práticos – escrever exemplos desses tipos de informações, que depois foram compartilhadas de forma oralizada. Também explicou a diferença entre as definições de privacidade (protege o acesso à informação), e segurança (protege a integridade da informação), e explicou sobre criptografia.

A turma ouviu dois episódios do projeto “Convite”, que consiste em postais sonoros com o objetivo de promover o autocuidado digital de defensores de direitos humanos e lideranças (guardas) indígenas, cimarronas e camponeses da Colômbia.

Sem referências.

nathalyespitia

Nathaly Espitia Diaz

Nathaly Espitia Diaz tem o trabalho direcionado à intersecção entre tecnologia, comunicação, cultura e mudanças climáticas e sociais. Além disso, é criadora de conteúdo e de comunicação e estrategista de advocacy, frequentemente atuando como diretora de programa na América do Sul para a Internews. Trabalha desenvolvendo projetos relacionados com a Digital Rights. É uma das co-fundadoras do coletivo de comunicação alternativa Noís Radio. A maioria de seu trabalho centra-se na temática de comunidades indígenas, quilombolas e campesinas, áreas nas quais atua há quase 15 anos. Também é criadora e coordenadora da Convite.

REALIZAÇÃO

PATROCÍNIO

CORREALIZAÇÃO

APOIO

Nosso conteúdo está disponível sob a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, e pode ser compartilhado e reutilizado para trabalhos derivados, desde que citada a fonte.