Visualização de dados com PyScript

SOBRE O WORKSHOP

Texto por Eduardo Costa
Revisado pela Escola de Dados

O workshop de Jules Lima abordou o framework PyScript. Lançado em 2022, ele permite que a linguagem Python seja utilizada não somente no back-end (parte que interage com o banco de dados), mas também no front-end (parte que aparece aos usuários) da construção de páginas em HTML.

A ferramenta proporciona a possibilidade de rodar aplicações diretamente do navegador e, embora recente, já passou por melhorias significativas, oferecendo ganhos na visualização de dados.

Mas assim como qualquer ferramenta de tecnologia, existem pontos positivos e negativos que devem ser observados antes de sua utilização. Dentre os pontos positivos, Jules citou:

• O PyScript não necessita exclusivamente de um ambiente de desenvolvimento (IDE), o que facilita desenvolver até em computadores mais simples;
  • Utiliza as bibliotecas do ecossistema Python, o que traz infinitas possibilidades, dadas as mais de 350.000 bibliotecas disponíveis na linguagem;
  • É bom para visualização de dados e criação de aplicativos web.

Já sobre os pontos negativos, por ser uma tecnologia bastante recente é comum o surgimento de bugs, bem como a instabilidade do WebAssembly (base virtual que possibilita o uso de diversas linguagens no navegador). Além disso, há a possibilidade de a leitura ser dificultada pelo embaraço de vários códigos, o chamado Macaroni Code, dificultando com o passar do tempo a manutenção do projeto.

Para utilizar o PyScript, é necessário criar uma conta no site do framework, escolher onde deseja criar seus códigos (que inclusive podem ser em ambientes virtuais, como o REPLIT) e incluir alguns componentes pré-definidos no HTML, para que a o framework consiga integrar bem a página.

A título de exemplo, Jules utilizou uma página base super simples em HTML, para que as pessoas participantes pudessem entender como fica a estrutura incluindo o framework, bastante familiar para quem já lida com construções de páginas.

A partir de um projeto de sorteio de números, extraído no site da linguagem, a instrutora quis mostrar a facilidade de construir algo útil, com pouco conhecimento da ferramenta e sem a necessidade de saber programar. Com o VSCode e a extensão Live Server, foi possível, à medida que os scripts iam sendo criados, visualizar as alterações em tempo real, o que foi instigou o aprendizado das pessoas participantes.

Jules apontou que no universo de visualização de dados é possível criar visualizações dinâmicas, com interações tanto no browser como com as pessoas usuárias, com conhecimentos básicos de front-end. Também ressaltou que é super fácil para compartilhar os projetos, dado que não é necessário instalar nada para isso.

Ao fim da atividade, ela apontou diversos links úteis para continuar desbravando esta ferramenta que tem um potencial enorme de crescimento e está só no começo.

juliana

Jules

Jules (como prefere ser chamada) é pessoa desenvolvedora na Labcodes Software Studio, acha massa montar layouts e também curte fazer atividades para a comunidade, especialmente nas PyLadies Recife e no Programaria. Nas horas vagas curte estudar sobre UX e astronomia e faz mestrado em Ciência da Computação no CIn-UFPE.

REALIZAÇÃO

PATROCÍNIO

CORREALIZAÇÃO

APOIO

Nosso conteúdo está disponível sob a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, e pode ser compartilhado e reutilizado para trabalhos derivados, desde que citada a fonte.