Números vs. palavras: como incluir dados em uma narrativa atraente no jornalismo ambiental

SOBRE O WORKSHOP

Mil e uma bases de dados: do desmatamento à mineração, das emissões de carbono às queimadas. Nós podemos filtrar, raspar, checar e cruzar. Nem sempre é fácil incluir isso na realidade da cobertura jornalística factual e ambiental.

Quando os números realmente fazem sentido em uma cobertura socioambiental? Nesta oficina, vamos trazer exemplos práticos que juntamos na InfoAmazonia para debater, ensinar e ouvir quais são as principais dificuldades na hora de transpassar os dados para uma narrativa em texto e gráficos, sugerir ideias práticas para enriquecer histórias com dados.

NÍVEL

Básico.

PRÉ-REQUISITOS

Não há pré-requisitos.

carol-dantas

Carolina Dantas

Editora da InfoAmazonia e jornalista especializada em meio ambiente desde 2015. Antes, trabalhou na Folha de S.Paulo, na Globo e no Grupo RBS. Em 2022, recebeu o título de alumni do governo do Departamento de Estado dos Estados Unidos na área de mudanças do clima.

REALIZAÇÃO

CORREALIZAÇÃO

PATROCÍNIO

ORGANIZAÇÕES PARCEIRAS

APOIO

Nosso conteúdo está disponível sob a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, e pode ser compartilhado e reutilizado para trabalhos derivados, desde que citada a fonte.