31/10 A 3/11 – ONLINE
5 e 6/11 – ESPM SÃO PAULO

COMO VOTOU SUA VIZINHANÇA? APRENDA A FAZER MAPAS COM DADOS GEORREFERENCIADOS DAS ELEIÇÕES

DIA:
01/11

HORÁRIO:
13:00h

DURAÇÃO:
1:30h

Nível:
Intermediário

Sobre o workshop

Imagine que um aspirador de pó é desmontado e na hora de remontá-lo, suas pecinhas e mecanismos são rearranjados, dando origem a uma vassoura e a uma pá de lixo. Ao final, você terá um par de objetos que fazem a mesma coisa que o aspirador fazia, porém de forma mais simples. Concorda? Se sim, você acabou de captar o espírito deste workshop!

Vinicius Macario, cientista social e servidor público da prefeitura de São Paulo, pegou um script complexo e arrojado e o adaptou para um formato mais simples e didático. Ao seguir o passo a passo proposto por ele, você terá um mapa georreferenciado, que permitirá visualizar como as pessoas de alguma localidade votaram nas eleições de 2018.   

Os códigos elaborados por Macario são como a vassoura e a pá mencionadas acima. Na prática, ele adaptou um script desenvolvido, em 2018, pela editoria de dados do jornal O Estado de São Paulo, que deu origem à matéria “Mapa mostra como sua vizinhança votou no 2º turno e para o Congresso”. 

A adaptação feita Macario é uma boa oportunidade para entender a lógica por trás de aplicações web mais sofisticadas, como a do Estadão. Uma das diferenças entre a metodologia de Macario e a do jornal está na abrangência geográfica, a versão adaptada requer um recorte menor. Neste workshop, ele usa como exemplo a cidade de São Paulo.

Outra mudança é que Macario destrinchou o código do Estadão em quatro notebooks escritos em Python e que podem ser rodados no Google Colab. No workshop, ele executa cada um deles, explicando em detalhes os trechos de código.

Em linhas gerais:

• O notebook 1 ajusta a base de dados que contém informações sobre os locais de votação;
O notebook 2 realiza o georreferenciamento, identificando a latitude e a longitude dos endereços de votação, por meio da API do Google Maps. Cria os perímetros/shapes desses locais;
• O notebook 3 pega os Boletins de Urna do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) referentes ao local estabelecido previamente (no nosso caso, a cidade de São Paulo) e consolida a base de dados de votos;
• O notebook 4 agrega as bases de dados que foram geradas nas etapas anteriores. 

Para poder acompanhar o passo a passo, você precisa ter uma conta no Gmail e habilitar o  Google Colab. Também é necessário obter uma chave de API do Google Maps e subir os arquivos para o seu Google Drive. Com isso em mãos, é só dar o play no vídeo acima (disponível apenas para quem adquiriu um dos ingressos do evento ou participa do programa de membresia da Escola de Dados.

Referências da atividade

vinicius-macario

VINICIUS MACARIO

Cientista social com mestrado em administração pública e especialização em análise de dados (FIA). Desde 2016, é Analista de Políticas Públicas e Gestão Governamental da Prefeitura de São Paulo, onde atualmente integra a Secretaria Municipal de Saúde. Também trabalhou no Governo Federal com políticas de desenvolvimento rural e de juventude. Trabalhou como analista de dados no Consórcio Conectar, voltado para compras de insumo na área da saúde.

REALIZAÇÃO

DESENVOLVIDO COM

APOIO

Visite os sites das edições anteriores: 20162017201820192020 e 2021.

Nosso conteúdo está disponível sob a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, e pode ser compartilhado e reutilizado para trabalhos derivados, desde que citada a fonte.