31/10 A 3/11 – ONLINE
5 e 6/11 – ESPM SÃO PAULO

criando visualizações eleitorais com api plot

DIA:
06/11

HORÁRIO:
11:00h

DURAÇÃO:
1:30h

Sala:
C605

Nível:
Básico

Sobre o workshop

Nesta atividade, facilitada pelo cientista da computação Adolfo Guimarães, os participantes aprenderam a construir visualizações de dados personalizáveis a partir da biblioteca API Plot, no site de notebooks para a criação de códigos ObservableHQ. Tais ferramentas permitem ao usuário trabalhar o resultado final de sua análise sem a necessidade de dominar qualquer linguagem de programação. E, para garantir a produção de visualizações eficazes e interessantes, o instrutor compartilhou um panorama dos principais conceitos que se deve ter em mente ao criar um bom gráfico.

Adolfo começou o workshop comentando brevemente sobre as outras duas etapas do fluxo de trabalho com dados: a coleta e a análise. Na parte da coleta, ele destacou o grupo dos dados abertos e apresentou os oito princípios que qualificam os dados nesta categoria. Além disso, o palestrante deu dicas de onde se obter dados abertos, como nos portais da administração pública e em iniciativas da sociedade civil, como a Base dos Dados – de onde Adolfo extraiu os dados utilizados na parte prática da oficina, sobre o 1º turno das eleições de 2022.

O instrutor reforçou que, apesar de transmitir para o público o resultado do trabalho, a visualização não deve ser aplicada apenas no produto final, mas também durante o processo de análise, oferecendo novas formas de enxergar os dados e fomentando a geração de informação sobre os mesmos. 

E, para preparar os participantes para criar suas próprias visualizações, Adolfo apresentou alguns conceitos importantes da área, como a classificação de percepção, que agrupa diferentes tipos de elementos visuais de acordo com sua capacidade de permitir estimativas mais precisas ou mais gerais. Ele também introduziu os princípios de Gestalt, os atributos pré-atenciosos e as combinações possíveis de forma e função para uma visualização de dados.

Para a atividade prática, o palestrante utilizou os dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) organizados pela Base dos Dados. O objetivo foi criar uma visualização do jeito mais prático no Observable e, depois, melhorá-la aplicando os conceitos abordados ao longo da oficina. Para esta personalização dos gráficos, Adolfo utilizou algumas funções básicas da linguagem Javascript.

Referências da atividade

adolfoguimaraes

ADOLFO GUIMARÃES

Mestre em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2013). Tem experiência na área de Ciência da Computação e suas áreas de interesse incluem machine learning, análise de dados abertos e visualização de dados. Desenvolve projetos de pesquisa na área de Aprendizagem de Máquina e subárea de Processamento de Linguagem Natural. Atualmente é professor do Departamento de Ciência da Computação da Universidade Tiradentes (Sergipe), atua como colaborador do Grupo de Pesquisa Ludiico (UFS) e é membro do Grupo de Pesquisa GPITIC da UNIT.

REALIZAÇÃO

DESENVOLVIDO COM

APOIO

Visite os sites das edições anteriores: 20162017201820192020 e 2021.

Nosso conteúdo está disponível sob a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, e pode ser compartilhado e reutilizado para trabalhos derivados, desde que citada a fonte.