31/10 A 3/11 – ONLINE

Nível:
Intermediário

Sobre o workshop

O animado e dinâmico workshop de Marco Túlio Pires, líder do Google News Lab para o Brasil, é uma experiência totalmente mão na massa para aprender possibilidades de visualização de dados.

O Flourish é um aplicativo de visualização de dados que permite ao usuário ser o designer de seus próprios projetos. A ferramenta possibilita a criação de visualizações agradáveis e interessantes. Segundo Marco Túlio, um dos grandes benefícios do Flourish é que cada opção de visualização vem acompanhada do exemplo de configuração da base de dados, assim, o usuário consegue entender rapidamente como distribuir e formatar seus dados no modelo de visualização escolhido.

Durante a oficina, o instrutor traçou um panorama das possíveis visualizações com o Flourish, passando por conjuntos de gráficos, mapas, diagramas, tabelas, nuvem de palavras, quizzes, grafos e recursos interativos.

Marco Túlio compartilhou um passo a passo para se conhecer algumas das inúmeras funcionalidades da ferramenta:

1. Abrir o Flourish;
2. Selecionar uma opção de visualização;
3. Dar um nome para a visualização;
4. Observar as funcionalidades, como a prévia da visualização em tela de computadores, tablet e celular;
5. Conhecer a tabela que exemplifica com dados como estruturar as informações na visualização;
6. Na parte direita da tela, atentar para opção de upload da base de dados ou de copiar e colar (ctrl+c e ctrl+v).

Além disso, o palestrante ensinou como chegar às informações previamente selecionadas para a oficina, referente aos temas “festa junina no Brasil”, “desempenho dos jogadores Messi x Neymar” e “votação de Lula e Bolsonaro no segundo turno das eleições 2022, nos municípios de Minas Gerais”. Na sequência, mostrou como transformar os dados em visualizações no Flourish.

Para isso, os dados foram extraídos da plataforma Google Trends – ferramenta que mostra os mais populares termos buscados no Google pelos usuários, com opção de busca em série histórica – e formatados em tabela no Google Planilhas. Em seguida, as tabelas foram transferidas para visualização selecionada no Flourish e editada, buscando valorizar as informações. Foi possível experimentar com o tratamento das cores da visualização, inserir legendas, criar interações ao passar o cursor e abrir uma informação sobre os dados, entre outras funcionalidades.

Marco Túlio ofereceu ainda dicas preciosas para o tratamento de base de dados no Planilhas Google, a geração de dados geoespaciais vetorizados para mapas e a conversão de arquivos geoespaciais.

marco-premio

Marco Túlio Pires

Líder do Google News Lab para o Brasil. Antes de ingressar no Google em 2017, Marco foi gerente de programa da Escola de Dados e cofundou, em 2015, a primeira agência de jornalismo de dados do Brasil, jornalismo++, parte da rede internacional j++ de agências orientadas por dados. Ele também trabalhou como coordenador de produção na TV Globo, como repórter de ciência na Veja e como diretor de inovação, transparência e tecnologia na Secretaria de Desenvolvimento Social do governo de São Paulo. Marco é bacharel em jornalismo pela Universidade Federal de Minas Gerais e também estudou engenharia elétrica na Universidade Católica de Minas Gerais; Ciência da Computação, Gerenciamento de Impacto Social e Visualização da Informação na Universidade de Michigan e na Universidade de Georgetown. Hoje, ele apoia editores, jornalistas e empreendedores de mídia no Brasil e na América Latina com o melhor que o Google pode oferecer para que eles possam construir o futuro da mídia e contar as melhores histórias do nosso tempo.

REALIZAÇÃO

DESENVOLVIDO COM

APOIO

Visite os sites das edições anteriores: 20162017201820192020 e 2021.

Nosso conteúdo está disponível sob a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, e pode ser compartilhado e reutilizado para trabalhos derivados, desde que citada a fonte.