Curso
Este curso visa ampliar a capacidade de obtenção e análise de dados de gestores públicos da área de educação, bem como subsidiar políticas educacionais nos níveis municipais e estaduais no Brasil. Além das aulas-base, o curso é composto por dois ciclos formativos:
– Técnico: com aulas voltadas à análise e visualização de dados educacionais, utilizando ferramentas para esse propósito;
– Especialização: tendo como foco a produção de dados por gestores públicos e utilização de dados pelos diferentes atores da comunidade escolar.
Nesta edição, o curso está totalmente aberto. Não haverá apoio do chat nem aulas ao vivo, mas, caso deseje, ao concluir, você pode pagar uma taxa e solicitar o certificado de conclusão.
Ampliar o repertório de fontes de dados abertos, metodologias e tecnologias para formular, monitorar e avaliar políticas educacionais baseadas em evidências;
Facilitar e potencializar a interpretação de dados educacionais para subsidiar a tomada de decisões na gestão pública, à luz dos desafios postos pelo enfrentamento das desigualdades sociais e pela promoção da diversidade na educação, de forma analítica e territorial;
Utilizar evidências e dados de avaliações para aperfeiçoamento de políticas públicas educacionais, em especial aquelas ligadas à garantia dos direitos de aprendizagem pactuados pela Base Nacional Comum Curricular;
Fornecer subsídios para as áreas técnicas e de gestão fortalecerem o uso e a publicação de dados na administração pública em nível municipal ou estadual, tornando-se replicadores das informações oferecidas pelo curso;
Servidores/gestores públicos/técnicos atuantes em secretarias de educação municipais ou estaduais;
Servidores de órgãos de controle com atuação em políticas educacionais;
Integrantes de Conselhos de Educação;
Diretores/reitores, professores de escola/universidades;
Pesquisadores acadêmicos;
Representantes de organizações da sociedade civil;
Não requer conhecimentos prévios.
Crie uma conta na nossa Plataforma e acesse o curso.
Não faremos acompanhamento das atividades. Para dúvidas mais gerais ou sobre o funcionamento de linguagens de programação ou softwares, recomendamos o Fórum de Jornalismo de Dados.
Todo conteúdo do curso já estará disponível no primeiro acesso em nossa plataforma, para você estudar no seu próprio tempo.
Para a emissão do certificado digital, é necessário cumprir os seguintes requisitos:
1. Assistir todas as aulas do curso e marcar as aulas como concluídas na plataforma;
2. Acertar pelo menos 70% das perguntas do quiz de cada módulo;
3. Pagar uma taxa de R$ 50 para a emissão do certificado digital. Não é feito envio de cópias impressas.
Participantes do programa de membresia da Escola de Dados estão isentos da taxa de emissão do certificado digital.
Doutoranda da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), trabalhando com ciência de dados espaciais, organizadora em @PyDataManaus e @PyLadiesManaus.
Graduado em Ciências Econômicas pelo Insper Instituto de Ensino e Pesquisa (2008), com extensão em Econometria Aplicada pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe-USP, 2012), mestre em Gestão e Políticas Públicas pela Fundação Getúlio Vargas (FGV-EAESP, 2015) e doutorando em Educação na Universidade de Coimbra (2020). Especialista em cálculos e análises de indicadores educacionais, foi coordenador de conteúdo técnico no Todos Pela Educação, analista de novos projetos acadêmicos no Insper, e fez consultorias para diversas instituições, entre as quais o Cedac, a Rede Globo, o Instituto Arte na Escola e a Unesco. Durante seis anos, foi coordenador e depois gerente da área de Qualidade da Fundação Lemann, onde desenvolveu e coordenou pesquisas em educação. Em 2017, fundou o Iede, que visa contribuir com a qualidade do debate educacional por meio de pesquisas.
De 2013 a 2019, Fernanda atuou como gestora pública na Prefeitura de São Paulo, tendo sido responsável pela política municipal de transparência, abertura de dados e integridade na Controladoria Geral do Município, além de ter liderado projetos de tecnologia, inovação e governo aberto na Secretaria Municipal de Educação. Graduada em Jornalismo e mestre em Educação pela Universidade de São Paulo, é doutora em Administração Pública e Governo pela Fundação Getúlio Vargas (EAESP-FGV). Especialista em Transparência e Accountability pela Universidade do Chile (2014), foi fellow de Governo Aberto da Organização dos Estados Americanos (2015), Líder de Dados Abertos do Open Data Institute (2016) e fellow de governo da Unidade Operacional Governança Digital da Universidade das Nações Unidas, a UNU-EGOV (2018). É professora convidada do Insper nos cursos de Compliance e de Inovação no Setor Público.
Doutoranda em Educação na Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FEUSP). Mestra em Educação (2017), bacharel e licenciada em Pedagogia (2013) pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FEUSP). Desenvolveu projetos voltados à educação na Ação Educativa – Assessoria, pesquisa e informação, na Campaña Latinoamericana por el Derecho a la Educación (CLADE), realizou pesquisas em conjunto com o Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec) e atuou como assistente de pesquisas na Fundação Carlos Chagas (FCC). Atualmente participa do Grupo de Estudos e Pesquisas em Avaliação Educacional (Gepave) na FEUSP e desenvolve pesquisas, projetos e consultorias com foco em avaliação educacional, políticas públicas, planejamento e gestão da educação.
Doutora em Economia pela Escola de Economia de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas (FGV EESP), possui mestrado pela mesma instituição e bacharelado em Economia pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Foi Visiting Researcher na Escola de Educação da Universidade de Stanford (EUA) em 2017. Pesquisadora na área de Microeconomia Aplicada, com foco em Educação, tem vasta experiência em pesquisas qualitativas e quantitativas, tratamento de bases de dados educacionais e demográficas e avaliação de impacto de políticas públicas e projetos sociais. Priscilla atua como consultora de impacto social e tem experiência na FGV EESP Clear, Banco Mundial, UNICEF e diversas instituições do terceiro setor.
Doutor em Educação com Pós Doutorado em estatística aplicada à educação. Biólogo de formação e mestre em Filosofia. Desenvolve pesquisas sobre avaliação educacional, qualidade escolar, políticas públicas, currículo e psicometria. A maior parte utiliza dados públicos e software livre, no espírito da ciência aberta. Atualmente integra a equipe do Edulab21 (Instituto Ayrton Senna). Foi professor de Biologia por mais de 15 anos e de Ciências por alguns. Criador do portal de educação Rizomas.net.
Especialista em estatística e avaliação educacional, possui graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade Bandeirante de São Paulo (2009). Atualmente faz a segunda graduação em pedagogia e mestrado em educação, na Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. Presta serviços especiais no Núcleo Técnico de Avaliação da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo, tendo como foco análise estatística e psicométrica de itens e instrumentos, incluindo processamento pela Teoria de Resposta ao Item, organização de banco de itens, product owner (PO) do Sistema de Registro da Aprendizagem (SERAp) e formação de profissionais da educação.
Possui graduação em Ciências Sociais e mestrado em Sociologia pela Universidade de São Paulo (USP). É doutor em Sociologia Política pelo Instituto de Estudos Sociais e Políticos da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (IESP-UERJ). Atuou como consultor em diversas organizações sociais e no poder público. Suas áreas de interesse e atuação são sociologia política, cidadania, desigualdades e relações raciais. Atualmente é coordenador do Fundo Brasil de Direitos Humanos.
Carga horária de 22h
Acesso imediato ao conteúdo gravado
Orientações e práticas com especialistas e profissionais experientes
Instrutores com altissima qualificação
Dúvidas sobre o curso?
escoladedados@ok.org.br
*A Escola de Dados garante o reembolso integral do valor pago, caso a solicitação seja formalizada por e-mail (escoladedados@ok.org.br) até 7 dias após a data de liberação de acesso ao curso.