Em maio e junho, teremos dois novos webinars. Neste mês, falaremos sobre dados ambientais e, em junho, lançaremos nosso ebook sobre o fluxo de trabalho com dados.

No dia 11 de maio às 19 horas, os participantes do nosso programa de membresia e do curso Jornalismo de Dados Ambientais vão ter a oportunidade de interagir ao vivo com Fernanda Scovino, da Base dos Dados, que mostrará as possibilidades de utilização da biblioteca Python desta plataforma para análise de dados ambientais. A atividade será disponibilizada posteriormente no canal de YouTube da Escola de Dados.

Fernanda Scovino é cientista de dados na Secretaria de Meio Ambiente da Cidade do Rio de Janeiro e cofundadora da Base dos Dados. Formada em Matemática Aplicada pela FGV, já trabalhou anteriormente no Centro de Tecnologia e Sociedade (FGV/CTS), é conselheira do Laboratório de Inovação em Políticas Públicas (LAB.ipp) e membro do GT da Sociedade Civil para monitoramento do Plano Nacional de Governo Aberto.

No webinar, ela irá explorar o datalake público da Base dos Dados (BD) através do pacote em Python da plataforma: como acessar e explorar os dados disponíveis no BD e construir uma análise com os dados das taxas anuais de desmatamento da Amazônia Legal calculadas pelo projeto PRODES (INPE) já tratados e disponibilizados na BD.

A Base dos Dados é um projeto open source sem fins lucrativos que tem a missão de universalizar o acesso a dados de qualidade no Brasil. A iniciativa coleta bases de dados públicas difíceis de se manusear e disponibiliza as mesmas de forma fácil e simples para que a única preocupação de quem as utiliza seja qual pergunta fazer aos dados. Com mais de 900 bases brasileiras e internacionais catalogadas com 60 mil acessos ao mês, 40 bases públicas tratadas e integradas no site com cerca de 20 mil consultas ao mês, incluindo microdados completos da RAIS, Censo, PNAD-C e muitos outros, além de pacotes em Python, R e linha de comando para suporte e acesso aos dados localmente.

Ebook em junho

No dia 29 de junho, também às 19h, será a vez de lançarmos o nosso ebook “Fluxo de trabalho com dados: do zero à prática” de forma aberta, com participação de Adriano Belisário, Marina Gama Cubas, Marília Gehrke e Rodrigo Menegat, que assinam a autoria dos capítulos. Este webinar será transmitido ao vivo em nosso canal abertamente, então não deixe de ativar as notificações.

A publicação é um guia prático destinado a profissionais e estudantes interessados em trabalhar com dados no campo da comunicação, em especial no jornalismo. O guia é baseado no fluxo de trabalho com dados (data pipeline), uma metodologia desenvolvida pela rede da Escola de Dados internacionalmente, que aborda todas etapas do trabalho.

Adriano Belisário é coordenador da Escola de Dados e jornalista com mais de 10 anos de experiência com projetos na área de comunicação e tecnologias livres. É autor e organizador de diversas publicações, tutoriais e textos sobre o assunto, como o livro ‘Copyfight – Pirataria & Cultura Livre’ (2012) e dezenas de conteúdos publicados regularmente no site da Escola de Dados. Atualmente, também é pesquisador associado ao Medialab da Universidade Federal do Rio de Janeiro, onde desenvolve investigações baseadas em dados e técnicas de Open Source Intelligence (OSINT). Tem mestrado em Comunicação na mesma universidade e foi colaborador de veículos de jornalismo investigativo, como a Agência Pública, e or- ganizações internacionais, como a UNESCO e Witness.

Marília Gehrke é doutoranda em Comunicação e Informação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), onde também fez mestrado. É jornalista graduada pela Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), e na mesma instituição realizou aperfeiçoamento em Assessoria em Comunicação Política. Trabalhou como repórter multimídia no interior do RS e pesquisa temas como jornalismo guiado por dados, trans- parência e desinformação. Integra o Núcleo de Pesquisa em Jornalismo (Nupejor/UFRGS) e o Labora- tório de Popularização da Ciência (Popcicom). Auxiliou na gestão de cursos da Escola de Dados e integra a rede de pessoas embaixadoras da Open Knowledge. É uma das organizadoras do Open Data Day de Porto Alegre.

Marina Gama Cubas é jornalista de dados. Colabora com investigações e análises de dados em projetos especiais do Aos Fatos. Trabalhou no DeltaFolha, editoria de dados do jornal Folha de S. Paulo, e no Estadão. No exterior, passou pelas seções de dados dos jornais El Mundo, na Espanha, e La Nación, na Argentina. Possui master em jornalismo investigativo e de dados pela Universidade Rey Juan Carlos, de Madri, e graduações em Comunicação Social e Letras.

Rodrigo Menegat é jornalista freelancer e trabalhou na editoria de infografia digital do Estadão, onde produzia reportagens e visualizações feitas a partir da exploração de bases de dados. Também foi redator e repórter na Folha de S. Paulo e teve conteúdo publicado em veículos como The Intercept e Agência Pública. É formado em jornalismo pela Universidade Estadual de Ponta Grossa, no Paraná, e fez uma especialização em jornalismo de dados na Universidade de Columbia, em Nova York.