Terminou nesta quarta-feira (01) o Responsible Data Forum, ou Fórum de Responsabilidade em Dados. Durante dois dias, 50 profissionais ligados ao mundo dos dados se reuniram no prédio da Open Society Archives, em Budapeste, para discutir estratégias e produzir material útil para que a coleta, armazenamento, análise e publicação de dados possa ser feita de forma mais responsável.
A organização do fórum convidou a Escola de Dados e estivemos lá representando o Brasil e a América Latina. Os participantes, que vieram de diferentes países, e com bagagem variada, desde a defesa de direitos humanos no oriente médio até o desenvolvimento de softwares, se dividiram em grupos e apresentaram ao fim de dois dias 11 produtos relacionados à responsabilidade em dados (links em inglês):
- Cartilha para responsabilidade em dados na programação
- Mapeamento de Risco da Responsabilidade em Dados
- Planos de segurança “atomizados” para organizações
- Marco para políticas de consentimento
- Guia para escolha responsável de provedores de internet
- Guia de primeiros-socorros digital
- Manifesto do criador de recursos
- Advocacy voltada para políticas
- Guia prático para a “desidentificação”
- Ciclo de vida dos dados em projetos
Os participantes configuraram uma página wiki com mais informações sobre o evento. Confira. Agora, o objetivo é melhorar os entregáveis do encontro até que eles possam ser distribuídos para organizações e ativistas interessados.