Por Alessandro Junior

Na aula do segundo módulo das Oficinas de Gastos Abertos desta terça-feira (08), Rodrigo Burgarelli, repórter do Estadão Dados, apresentou conceitos básicos do Excel e do Google Planilhas e propôs atividades práticas para lidar com as bases de dados utilizando essas ferramentas.

Trabalhando com dados dos orçamentos aprovados do município de São Paulo, os jornalistas aprenderam desde a exportação do arquivo para o Google Planilhas, passando pela limpeza dos dados, até o cruzamento de duas tabelas diferentes.

Rodrigo alertou sobre a importância de analisar a base e verificar o formato utilizado na tabela. Quando trabalha-se com números, é importante certificar que os dados numéricos estejam, de fato, sendo lidos como números para que as fórmulas possam identificá-los corretamente.

Rodrigo Burgarelli, do Estadão dados, ensina a analisar dados com o Google Sheets

Rodrigo Burgarelli, do Estadão dados, ensina a analisar dados com o Google Sheets

O poder dos filtros também foi demonstrado e, logo depois, como agrupar dados com o auxílio da tabela dinâmica. Com ela, é possível fazer a análise de um segmento da planilha, além de ser uma grande aliada na separação e no cruzamento das informações, paral comparar, elaborar relatórios, acessar dados específicos das planilhas. Além disso, a tabela dinâmica facilita a reordenação de linhas e colunas.

Com o auxílio de Burgarelli, os jornalistas puderam cruzar o orçamento de São Paulo de 2014 com o de 2015. Utilizando fórmulas nas planilhas, foi possível determinar a diferença no orçamento de cada órgão da Prefeitura e visualizar que, apesar do orçamento total ter crescido nesse ano, o município opera com menos recursos, levando em consideração a inflação pelo índice IPC-A.

Durante toda a apresentação, os alunos tiveram a oportunidade de apontar possíveis caminhos para os desafios encontrados e compreender como interpretar e corrigir os erros que podem surgir. Ao final da aula, foi iniciado o trabalho com as bases de dados que serão utilizadas nos projetos dos jornalistas, que foram apresentados no início do segundo módulo do curso.