sticker_escola_de_dadosA Lei de Acesso à Informação, de 2011, criou uma nova camada de relação entre os cidadãos e o governo brasileiro. Qualquer um pode pedir aos órgãos públicos dados sobre suas atividades, desde registros sobre atrasos em licitações até quanto está sendo gasto em cada secretaria e ministério. Há um enorme potencial no uso dessas informações para ampliar a transparência e a prestação de contas do governo.

Espalhar essa ideia, dando condições para que as pessoas possam captar e interpretar essas informações, é a missão da Escola de Dados.

Já conhecida na Europa e nos EUA (como School of Data), a iniciativa busca promover entre organizações sociais, jornalistas e cidadãos os conhecimentos necessários para lidar com esses dados de forma eficaz.

Aqui vocês vão encontrar dicas, cursos e materiais que vão ajudá-los a captar, tratar e transformar esses dados em informações úteis. Tudo adaptado ao contexto brasileiro, como um guia para obter dados públicos usando a Lei de Acesso à Informação e um manual de como promover expedições de dados locais, hackdays etc.

Nosso blog vai trazer novidades e análises sobre ferramentas de jornalismo de dados, casos de sucesso no trabalho com o uso de dados em redações e por outras comunidades e diversos tutoriais.

O lançamento da Escola de Dados acontecerá durante o Hackfest da Conferência Global de Jornalismo investigativo, entre os dias 12 e 15 de outubro, no Rio de Janeiro, com a participação da coordenadora da School of Data da Open Knowledge Foundation Global, Milena Marin, e dos jornalistas Marco Túlio Pires e Natália Mazotte, ambos envolvidos na realização do projeto no Brasil.

Os interessados em participar da Escola de dados podem se unir ao grupo inscrevendo-se à nossa lista de e-mails ou enviar dúvidas e sugestões para escoladedados[arroba]okfn.org.

Ver também