Grupo da pós de Jornalismo Científico do Labjor/Unicamp em oficina de Limpeza e Raspagem de dados ministrado pela Escola de Dados, em 2014 (Crédito: @mtrpires / CC-by-sa 3.0)

O MOOC (curso online massivo e aberto, na sigla em inglês) sobre Jornalismo de Dados ministrado pela equipe da Escola de Dados começou com tudo! São mais de 4.500 inscritos, a maior turma de todos os cursos massivos em português já oferecidos pelo Centro Knight para o Jornalismo nas Américas. E agora os participantes podem formar grupos de estudo presenciais para acompanhar as aulas. A Escola de Dados já ajudou a formar grupos em Belo Horizonte, Campinas, Porto Alegre, Recife e Salvador.

A ideia é abrir mais uma oportunidade para que as pessoas interessadas em Jornalismo de Dados se encontrem. Esses encontros vão servir para tirar dúvidas, debater o tema, trocar ideias e conhecimentos e, principalmente, criar novos projetos. No final das atividades, os projetos serão publicados aqui no blog da Escola de Dados e os autores receberão um certificado de participação no grupo presencial.

As atividades dos primeiros grupos formados já começam esta semana. A dinâmica de cada um foi definida pelos facilitadores. Eu vou facilitar um grupo em Salvador e pretendo, além de repassar os conteúdos da semana, estimular debates, questionamentos e contribuições sobre as aulas. Depois, vamos trabalhar nos projetos dos participantes. A Raquel Camargo, jornalista e responsável pelo grupo de Belo Horizonte, pretende fazer uma recapitulação das aulas e usar o resto do tempo para fazer brainstorming e prototipação de projetos da turma. “O que mais me empolga é saber que as pessoas sairão empoderadas para criar novos projetos, reportagens e demais iniciativas, além de podermos assim criar uma comunidade forte sobre o assunto aqui na cidade”, comemora ela.

Edvan Lessa, integrante do Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo (Labjor) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e facilitador do grupo em Campinas, vai seguir o mesmo caminho de rever os conteúdos e estimular a produção de projetos de jornalismo de dados. “O que torna excitante essa experiência é, primeiro, a possibilidade de estar vinculado a uma iniciativa como a Escola de Dados. Segundo, a capacidade mútua de conectar agendas e convergir para desenvolver algo que seja também um pouco de cada um, com os seus afetos, talentos e visões práticas. Nosso anseio é que isso possa se tornar um artigo e ser compartilhado em algum evento acadêmico”, compartilhou Edvan.

O jornalista e fundador do Farol Comunicação, Moreno Osório, vai facilitar os encontros em Porto Alegre. Para ele, o encontro será útil para conhecer pessoas novas ou trabalhar pela primeira vez com colegas de profissão conhecidos. “A partir disso, aproveitar que todos têm um objetivo em comum (terminar o curso) para juntar forças e tentar fazer algo relevante”, explicou Moreno Osório, facilitador do grupo de Porto Alegre.

O curso promovido pelo Centro Knight com a Associação Nacional de Jornais, com apoio do Google, começou nesta segunda-feira, 3 de agosto, e tem término previsto para 7 de setembro. Em cinco semanas, os participantes vão conhecer as principais técnicas do jornalismo de dados, guiados pelos coordenadores da Escola de Dados, Marco Túlio Pires e Natália Mazotte, e pela repórter investigativa do jornal Houston Chronicle Lise Olsen. Ainda dá tempo de se inscrever e acompanhá-lo, clique aqui para ver como participar.

Para participar dos grupos, entre em contato com os facilitadores de cada cidade para saber data, horário e local de cada atividade (confira a lista abaixo). Você também pode montar o seu grupo de estudos, onde estiver. Caso queira compartilhar o andamento dos encontros com a gente, mande um email para [email protected].

Belo Horizonte
Raquel Camargo ([email protected])
Jornalista, mestre em Linguagens e fundadora da agência Lhama.me

Campinas