Escola de Dados em Vitória da Conquista, Bahia - Alunos mergulharam no mundo dos dados (Juan Torres/Escola de Dados)

Escola de Dados em Vitória da Conquista, Bahia – Alunos mergulharam no mundo dos dados (Juan Torres/Escola de Dados)

A Escola de Dados realizou no fim de semana entre os dias 22 e 23 de novembro um treinamento para estudantes e profissionais de Jornalismo, na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb), em Vitória da Conquista (BA).

A atividade, realizada no curso de Comunicação Social como parte de um projeto de extensão coordenado pela professora Carmen Carvalho, treinou 26 participantes, entre alunos da instituição e profissionais que atuam na região. O treinamento foi conduzido pelo jornalista Juan Torres, editor do Correio* (Salvador/BA) e responsável pela Escola de Dados no nordeste. Foram 16 horas de dinâmicas que discutiram o panorama do Jornalismo de Dados no Brasil e no mundo, promoveram mapeamentos e análises de bancos de dados, além de uma introdução ao uso de planilhas eletrônicas para organização e exploração desses bancos.

“O curso revelou o potencial que o uso da tecnologia, dos métodos científicos e do design trouxe ao jornalismo, ao transformar dados em informação jornalística, ao humanizar os frios números das estatísticas, tabelas e cálculos, ao apresentar histórias interativas via infográficos. Para que essa prática seja disseminada, é indispensável a conexão entre a academia e os profissionais atuantes no mercado, porque o futuro do jornalismo depende da formação dos atuais jornalistas. Uma formação que incorpore as competências e ferramentas necessárias para a apuração dos dados no ambiente on-line e novos formatos de contar histórias”, analisa a professora Carmen.

Foram treinados na atividade: Anderson Ferreira de Souza, Andréia Pereira Giovanni da Costa, Bruna Neri Santos, Carolina Coelho Pereira, Caroline Pimenta, Clécia Jesus da Silva, Edecimara da Silva Lima, Fabiana Rocha de Matos, Frarlei de Barros Nascimento, Gabriela Cardoso Couto, Gabriela Oliveira de Figueiredo, Gabriela Viana Santos, Ingrid Menezes Aquilino, Isaac Gregório, Karina Souza Silva, Laysa Cristiana Oliveira Gouveia, Leila Cardoso da Silva, Leonardo Fernandes Machado, Luciana Oliveira Pereira, Lucilene Oliveira do Rosário, Marajane Souza de Almeida, Mary Weinstein, Natália Suellen Pereira da Silva, Rozzimário Bittencourt Fagundes, Tatiana Miranda Sousa e Thiago Soares.

Confira a reação de alun@s do curso, tod@s do 8° semestre da Useb:

Gabriela Couto

“Eu, por exemplo, tenho absoluta certeza de que poderei usar o que aprendi no curso daqui pra frente, principalmente em produções de matérias sobre os acontecimentos da cidade Vitória da Conquista.”

Gabriela Viana

“O Jornalismo de Dados era um campo do conhecimento, até então, desconhecido e hoje é mais uma porta que se abriu. Já vou usar no meu TCC, e estive pensando que se tivesse aprendido antes com certeza meu rendimento na universidade seria bem maior.”

Laysa Gouveia

“Como eu sempre critico bastante o pouco aprofundamento das matérias jornalísticas, principalmente na minha cidade, Vitória da Conquista, o curso de Jornalismo em Base de Dados me trouxe uma esperança. Eu estava bem desanimada com a prática da profissão, e o curso me trouxe uma nova perspectiva”.

Leonardo Fernandes

“É um curso que levaremos para a vida. Utilizaremos desses métodos em qualquer trabalho que formos fazer. A minha prática no fazer jornalístico com toda certeza não será a mesma. Aprendi como coletar, apurar e utilizar os dados através de ferramentas e infográficos para tornar as informações mais claras e objetivas ao leitor. Quero agradecer por nos ministrar o curso e nos orientar a forma correta de coletarmos, apurarmos e utilizarmos os milhares de dados que estão ao nosso poder”.