Na quarta-feira, dia 30/03, a Escola de Dados fará um webinar com profissionais especialistas em dados espaciais para lançamento da publicação online ‘Geodados: uma introdução gentil‘. O evento será transmitido ao vivo às 18h30 no canal de YouTube da Escola de Dados.

Acesse o vídeo e ative a notificação no YouTube para receber um lembrete da transmissão.

Esta nova publicação online traz e adapta para a realidade brasileira introduções e tutoriais produzidos pela rede internacional da School of Data, o programa educacional da Open Knowledge Foundation, cobrindo os fundamentos básicos de QGIS, Open Street Maps e dados espaciais, a partir de exercícios práticos. O webinar contará com a participação de Alice Adativa, Bernardo Loureiro e Jorge Santos.

Tradutor do material, o urbanista e programador Bernardo Santos irá comentar alguns desafios da área e falar do conteúdo da publicação. Especialista em geotecnologias e instrutor da Escola de Dados em diversos curso, Jorge Santos irá abordar os desafios do ensino de geodados. E Alice Adativa, líder de projeto na Samsung Ocean e pesquisadora da área, dará dicas para dar os primeiros passos e compartilhará projetos inspiradores na área. A mediação do webinar será feita por Anicely Santos, da equipe da Escola de Dados, que irá explicar como as pessoas podem colaborar com a publicação. 

Além de ser disponibilizada em formatos para dispositivos de leitura, como MOBI e EPUB, o material poderá ser visualizado em um site. O material foi construído a partir de um repositório com código aberto, de modo que qualquer pessoa pode colaborar com edições, atualizações ou melhorias.

Esta é a quinta publicação sobre dados realizada com participação da Escola de Dados. Ao todo, já são 5 ebooks com acesso aberto. Os materiais tratam de temas como jornalismo de dados, dados educacionais, comunicação baseada em dados, boas práticas para publicação de dados abertos. Confira a página ‘Ebooks‘ para acessá-los.