As pessoas participantes do curso online Publicadores de Dados avaliaram, nessa quinta-feira (17/09), aspectos relacionados à disponibilidade e à apresentação de dados do painel Covid-19 no Brasil do SUS Analítico (ver imagem), mantido pelo governo federal. Em exercício ao vivo para discussão e fixação do conteúdo, os alunos foram divididos em pequenas salas virtuais e, simultaneamente, analisaram o painel tendo como ponto de partida a excelência em transparência pública. Ao todo, cerca de 160 pessoas participaram da atividade. 

O debate girou em torno de questões relacionadas ao acesso aos dados, adequação ao público, apresentação do conteúdo e adequação visual. Em um primeiro momento, os alunos foram convidados a analisar criticamente o painel, fazendo uma espécie de desconstrução do conteúdo e da forma do portal. Na sequência, puderam expor suas percepções em um quadro virtual, por meio de metodologia inspirada no design thinking, e atribuir pontos positivos e negativos ao site analisado e o que se espera de um portal da transparência. A planilha com a compilação dos resultados está disponível para consulta. 

Por meio de votação ocorrida entre as pessoas participantes, os principais pontos destacados foram:

POSITIVOS

– Foco no assunto (não traz excesso de indicadores); 

– Disponibilidade de filtros para seleção de estados e municípios;

– Possibilidade de dar zoom nos mapas e gráficos (porém esta função atrapalha a rolagem da página);

– Visibilidade da data de atualização dos dados. 

NEGATIVOS

– Limitação na opção de exportar dados (existe apenas uma nota no rodapé do site indicando a fonte original dos dados, porém sem oferecer um .csv para download imediato);

– Seletores pouco intuitivos e dificuldade de retorno à página inicial após interações;

– Ausência de filtro por período;

– Falta de clareza nas informações sobre casos e óbitos novos;

– Dificuldade de navegação pelos mapas/dificuldade no scrolling;

– Ausência de prioridade/hierarquização dos dados mais importantes e poluição visual na apresentação das informações; 

– Ausência de legendas e explicações metodológicas;

– Dificuldade de leitura e compreensão das visualizações de dados.

Em uma segunda etapa da atividade, as pessoas participantes foram convidadas a compartilhar com a turma outros painéis e portais da transparência. Um dos grupos, por exemplo, decidiu analisar o painel sobre a Covid-19 disponibilizado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), comparando a disponibilidade dos dados com o caso brasileiro e problematizando a acessibilidade e disponibilidade das informações. Já outro grupo avaliou um portal de dados da sociedade civil: o Fogo Cruzado.

O curso se encerra no dia 2 de outubro, mas o tema ‘Publicadores de Dados’ será uma das linhas temáticas de workshops do Coda.Br 2020. As inscrições já estão abertas.