ATUALIZAÇÃO

• 2014-05-30: O prazo de inscrição foi prolongado para até o dia 10 de junho.
  • 2014-05-30: Mulheres são particularmente encorajadas a se inscrever!
  • 2014-05-20: Macedonia confirmada como país adicional buscando fellows

IMG_6400Este post foi originalmente publicado em inglês por Milena Marin no blog da School of Data . Existe uma tradução para o espanhol e agora também para o português. Como o Brasil cumpre os critérios exigidos pelo programa, é possível que tenhamos um fellow por aqui. Ajude-nos a divulgar essa chamada aos interessados!

——————

Você é habilidoso com códigos? Participa de uma comunidade que transforma dados em informação? Conhece alguma iniciativa que trabalha com jornalismo de dados? Acha que ela precisa de um “empurrãozinho” para usar dados com mais eficiência? A Escola de Dados precisa de você! Queremos difundir pelo mundo as técnicas de trabalho com dados e pessoas como você são cruciais nesse esforço. Afinal, novos estudantes precisam de alguém que lhes dê apoio e orientação nesta jornada. Seja um Fellow da School of Data.

Buscamos pessoas com o seguinte perfil:

• Sagaz com dados: possui experiência de trabalho com dados e paixão por ensinar técnicas de dados;
  • Entende o papel que as ONGs e a mídia possuem na promoção de mudanças positivas por meio de campanhas e narrativas. Fellows são apaixonados por habilitar parceiros a usar dados eficientemente, por fornecer treinamentos e suporte contínuo;
  • Interessado ou com experiências de trabalho nas áreas de jornalismo e/ou sociedade civil;
  • Possui algum talento para ser facilitar e gosta de construir comunidades, tanto online como offline;
  • Empolgado em aprender com uma comunidade internacional de entusiastas de dados e em se conectar a ela;

Como fellow da School of Data, você irá receber dados e treinamentos de liderança, assim como coaching para organizar eventos e construir sua comunidade. Você também será parte de uma crescente rede global de praticantes da School of Data, receberá da rede recursos e conhecimento compartilhado e nos ajudará a entender como focar melhor nossos esforços de treinamento.

Você fará parte de um programa de 6 meses de treinamento, onde nós esperamos que você trabalhe com a gente por uma média de 5 dias por mês. Isso inclui participar de treinamentos online e offline, organizar eventos e ser um membro ativo da comunidade da School of Data.

Existem até 10 11 posições de fellowship abertas para o programa de treinamento da School of Data, que ocorrerá de júlio a dezembro de 2014.

Temos colaboradores e recursos confirmados para apoiar fellows dos seguintes países: Romênia, Hungria, África do Sul, Indonésia, Tanzânia e Macedônia. Para as 5 posições restantes, vamos considerar as inscrições vindas de países que cumprem os seguintes critérios:

• O país pertence às categorias de baixa renda, renda média-baixa ou renda média-alta segundo a classificação do Banco Mundial;
  • Existe demanda de organizações da sociedade civil e/ou de jornalistas que querem se beneficiar de tal esquema;

• Existem interessantes dados disponíveis no país que mereceriam ser melhor explorados. Estes podem ser ou dados publicados pelo governo ou por alguma organização, ou também dados coletados para uso interno de uma organização. Digitalizados ou não — tudo é bem-vindo! Buscamos uma variedade de desafios e queremos que os fellows nos ajudem a adaptar as técnicas de ensino para uma diferentes situações.

Dúvidas? A School of Data em inglês tem informações sobre o programa. Também pode ser bastante útil ler este FAQ. Se nenhum dos links esclarecer as suas dúvidas, escreva (em inglés) para [email protected].

Não tem certeza se você se enquadra no perfil? Dê uma olhada nos fellows atuais.

Nós te convencemos a participar? Inscreva-se para se converter em um fellow da School of Data. O recebimento de solicitações encerra no dia 10 de junho de 2014 e o programa começará logo mais, em julho de 2014.