Este tutorial é uma adaptação do conteúdo do webinar
Analisando representatividade de candidaturas eleitorais, realizado pela Escola de Dados,
com a participação de  Polinho Mota (data_labe). O texto e a organização deste
tutorial foram feitos pela Escola de Dados em abril de 2024.

Você já se perguntou quantas vereadoras negras existem na sua cidade? E no seu estado? Será que a porcentagem de vereadoras eleitas difere muito das candidaturas? Perguntas como essas podem ser respondidas de diversas formas, mas uma bem interessante envolve a utilização dos dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Neste tutorial, pretendemos descobrir quantas candidaturas femininas e negras foram registradas no estado de Pernambuco em 2020, com base na análise que Polinho Mota (data_labe) apresentou no webinar da Escola de Dados.

A análise foi construída na linguagem R e explicada no notebook a seguir, para você praticar.

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR O NOTEBOOK DESTE TUTORIAL NO GOOGLE COLAB

O tutorial está organizado em sessões que vão desde a compreensão dos dados até a entrevista, com sugestões de perguntas para expandir os horizontes da análise. Sugerimos que:

• Se você for iniciante, acompanhe o tutorial do início. O passo a passo te ajudará a ter uma visão mais analítica da base.
  • Se você já tiver conhecimentos básicos da linguagem, veja a seção Links úteis e pule para seção Acelera. Lá, estarão apenas os scripts comentados. As outras áreas são opcionais.

Se desejar utilizar outra ferramenta de análise, Polinho ensinou, no webinar, como fazer a mesma análise no RStudio. Vale a pena assistir, pois contém alguns detalhes a mais.

Independente da ferramenta que você escolher utilizar, ao final, você terá uma base de dados personalizada que conseguirá mostrar quantas candidaturas negras femininas existem no seu estado, na sua cidade e o coeficiente relativo entre candidaturas e eleitas.

Legal, né?!

Então, sem mais delongas, vamos começar! Caso tenha dúvidas, sugerimos deixá-las no nosso fórum de jornalismo de dados.