A Conferência Brasileira de Jornalismo de Dados e Métodos Digitais (Coda.Br) de 2024 foi cheia de novidades. Além de ter sido uma das trilhas da programação do América Aberta, o evento foi realizado em Brasília permitindo que o tradicional evento de dados chegasse a outros públicos. Além dos jornalistas, pesquisadores, servidores públicos, estudantes e lideranças comunitárias puderam participar das atividades e contribuir de maneira rica para as discussões e oficinas que ocorreram ao longo dos três dias de evento.
Foram mais de 14 horas de atividades distribuídas em painéis, oficinas e palestras, abordando os mais variados temas, desde segurança pública até feminismo de dados, com a participação de diferentes organizações, tanto nacionais quanto internacionais. A seguir, você confere todo o material utilizado em cada atividade.
Painéis
- “Desagregar para Incluir: como os dados contribuem na luta por direitos” (Cecília Olliveira, Luís Adorno e Amanda Quaresma)
- Da Biometria aos Data Centers: Conflitos entre Progresso e Direito Digital (Lucas Maia, Thallita Gabriele e Valentina Lusa)
- Fortalecendo Comunidades Amazônicas através de Tecnologias Livres (Don Preto, Paula Moreira, Iracema Marques e Aline Vieira)
- Feminismo de Dados (Ana Carolina, Taís Seibt e Vitória Régia)
Oficinas
- Como acessar dados em APIs públicas? Um tutorial para usuários não técnicos (Luis Fonseca e Raul Durlo)
- Investigando crimes na Amazônia com dados geoespaciais (Fábio Bispo)
- Como usamos dados para o jornalismo local e periférico nas eleições (Paulo Talarico)
- Texto, áudio e imagens: usando modelos de IA gratuitos e de código-aberto com dados não-estruturados (Adriano Belisário)
Palestras
- Dados Abertos feat Qualidade dos Dados: Como Construir uma Boa Governança (Ana Cecília)
- No caminho da fumaça: Investigação sobre crédito rural em áreas incendiadas ilegalmente (Kamila Craveira)
- Violência de Gênero em Números: como usar e interpretar dados sobre violência no Brasil? (Vitória Régia)
- Generemos Datos Inclusivos: Visibilizando la Diversidad LGBTIQ+ en América Latina (Omar Luna, Julio Lopez e Juan Garnica)
Apresentações Relâmpago
- DataHub Research – Neurivania Oliveira
- Siga o Dinheiro: Uma plataforma para acompanhar de onde vem e para onde vai o dinheiro das eleições – Giovane Caruso
- Geotecnologias e a produção de dados territoriais tecnopolíticos – Kelly Alencar
- Queremos Saber: corrigindo um problema na Lei de Acesso à Informação com software– Vitor Batista
Além das atividades, ocorreu durante o Coda.Br a tradicional cerimônia de entrega do prêmio de jornalismo de dados Claudio Weber Abramo. Você pode conferir os vídeos que revelam os bastidores da apuração dos trabalhos finalistas e vencedores no site do prêmio.