Dos dias 28 a 30 de junho de 2018, foi realizado o 13º Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo da Abraji. O evento contou com cerca de 70 palestras, painéis e cursos práticos distribuídos em sessões paralelas e a Escola de Dados marcou presença por lá. Álvaro Justen, o Turicas, nosso gerente e desenvolvedor, esteve em três atividades do Congresso, ensinando Python para jornalistas, a utilização da linha de comando e falando mais sobre sua plataforma de dados em formatos acessíveis, Brasil.io.

O desenvolvedor pôde mostrar um pouquinho da lógica da programação em Python e algumas das bibliotecas mais populares para o trabalho guiado por dados, além do trabalho desenvolvido pela Escola de Dados em parceria com o jornal Correio. Durante a colaboração, foram extraídos dados de 1,4 mil boletins acessados no portal Balneabilidade do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), posteriormente disponibilizados no GitHub do jornal. Com poucas linhas de código, aponta Álvaro, é possível pensar em soluções para diversos problemas comumente encontrados em redações.

Também foi nesse sentido o curso sobre a utilização da linha de comando. Sem cursores e mouses, os jornalistas puderam aprender como acessar diversos comandos do PC por meio da telinha preta que dá medo em muita gente, também conhecida como terminal, aprendendo conceitos básicos para transformar problemas do mundo real em tarefas que o computador consiga resolver rapidamente.

Além de ensinar como tratar dados, Álvaro também falou um pouco mais sobre como obtê-los. Além de explicar algumas técnicas de raspagem, ele teve a oportunidade de mostrar os conjuntos de dados já disponíveis na plataforma Brasil.io, que vai possibilitar que diversos dados públicos sejam baixados em formatos acessíveis e já está em sua fase de testes.