Na segunda-feira, dia 28/05, o Cerveja com Dados chega pela primeira vez no Sul do Brasil, em Curitiba. A galera interessada em trocar ideias sobre jornalismo, ciência de dados e programação vai poder tomar uma gelada e bater um papo no Hop n’ Roll (Rua Mateus Leme, 950 – Centro Cívico) a partir das 19h.

O evento contará com três apresentações de cerca de meia hora, permitindo aos participantes uma troca de ideias sobre projetos guiados por dados após a etapa inicial de exposição. Para participar do evento, basta se inscrever em nosso formulário. Você também pode confirmar sua presença em nosso evento do Facebook.

// AS APRESENTAÇÕES

Visualização de dados nos bastidores das notícias – Guilherme Storck
Guilherme Storck trabalha com infográficos, visualizações de dados e materiais especiais na Gazeta do Povo desde 2010. Colabora em reportagens baseadas em dados, da extração à visualização das informações, e é réu em 47 processos por divulgar salários de juízes do Paraná. Participou de séries premiadas, como “Salários do TJ e MP no Paraná” (2016), “Crime sem castigo” (2013), “Polícia fora da lei” (2012), “Retratos do Paraná” (2012) e ganhou o Malofiej em 2014 com especial sobre a Erva-Mate. No Cerveja com Dados, Storck mostrará algumas das visualizações desenvolvidas para o jornal curitibano.

Observatório da cota parlamentar: uma mosca no legislativo paranaense – Alexsandro Ribeiro
Alexsandro Ribeiro é jornalista formado pelo Centro Universitário Uninte, mestre em jornalismo pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) e é da equipe do Livre.jor. Sua apresentação vai relatar a luta para acompanhar e buscar traduzir em pautas e gráficos os relatórios de verba de ressarcimento dos deputados estaduais paranaenses.

Jornalismo de Dados e Dados Acessíveis – Álvaro Justen
Conhecido como Turicas pela comunidade Python, Álvaro Justen é usuário, ativista e colaborador de projetos de software livre há mais de 9 anos, pythonista e disseminador do Arduino e de diversas iniciativas colaborativas. Atualmente, é gerente de programa da Escola de Dados. Sua fala vai abordar cases que se destacaram pelo bom uso das ferramentas disponíveis para o jornalismo de dados. Álvaro também pretende apresentar seu projeto Brasil.IO – repositório colaborativo de dados públicos brasileiros disponibilizados em formato acessível.