* texto enviado pelos organizadores do Cerveja com Dados Natal

Eficiência da justiça e análise criminal foram temas da segunda edição do Cerveja com Dados Natal. O encontro foi no Sebraelab, espaço dedicado à inovação e empreendedorismo do Sebrae-RN, na noite da terça-feira (14).

Interessados de várias áreas do conhecimento estiveram presente: de psicólogo a estatístico, além de empreendedores, jornalistas, profissionais e estudantes de tecnologia da informação. Muitos repetiram a dose, já que estiveram na primeira e segunda edição.

Desta vez, o jornalista Marcelo Lima foi o representante do jornalismo de dados. Ele apresentou uma reportagem sobre o número de processos parados nas secretarias judiciárias da justiça estadual potiguar.

Em seguida, o coordenador do Observatório da Violência (Obvio), iniciativa cidadã voltada para análise de estatística criminal, apresentou dados do crescimento da violência no Rio Grande do Norte nos últimos oito anos. O crescimento de crimes, sobretudo mortes violentas, tem aumentado vertiginosamente no Estado.

Como consultor da área e membro do Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP), Ivenio Hermes sugeriu um quadro de políticas públicas a três candidatos ao governo do Rio Grande do Norte.

Para encerrar, participantes deram dicas de cursos presenciais e online. A professora Thais Batista, uma das convidadas, não pôde participar da segunda edição, mas se dispôs a apresentar a plataforma Smart Geo Layers nas edições seguintes.