* Com informações de Antonio Messias e Thiago Moraes

Na última semana, no dia 12 de julho de 2019, a primeira edição do Cerveja com Dados em Teresina (Piauí) foi organizada por Antonio Messias e Thiago Moraes, pesquisadores vinculados ao grupo de Estudos em Ciências e Análises de Dados em Administração.

O evento ocorreu nas dependências da Galeria The Doors, no bar Lampião Voador. Com 32 participantes, a edição piauiense do Cerveja com Dados contou com 6  apresentações de cerca de 10 minutos, mediadas pelo professor Antonio Messias.

Arthur Felipe Veloso, professor do SENAC e estudante de Mestrado em Ciências da Computação na Universidade Federal do Piauí, abriu a rodada com uma fala sobre análise de dados e internet das coisas.

Denise Freitas, apresentadora na TV Clube (afiliada da Rede Globo no Piauí) abordou o jornalismo de dados, complementada por Daiane Rufino. Professora e coordenadora do curso de jornalismo da Universidade Estadual do Piauí, ela tratou da relação do jornalismo de dados com controle sobre o governo.

Seguindo o caminho dos dados sobre o governo, Mauro Sandro, analista operacional no Tribunal de Contas do Estado do Piauí, mostrou o caso do controle de contas que levou à suspensão das atividades da Maternidade Evangelina Rosa em Teresina. E Thiago Moraes, pesquisador e coordenador do Grupo ESCADA e professor da Universidade Estadual do Piauí, fez sua apresentação sobre evasão, retenção e diplomação nesta universidade.

E fechando a noite, Ana Paula Mendes, desenvolvedora na Quiploy e bacharelanda em Ciência da Computação na Universidade Federal do Piauí, trouxe para o público o Colaboradados, projeto open source e colaborativo sobre transparência e open data no Brasil.

Com cerca de 2 horas de duração, os organizadores receberam feedbacks positivos sobre o evento e muitas sugestões, dentre elas a de realização de uma nova edição e o pedido por mais apresentações sobre análise de dados voltados a administração de negócios.

Quer saber como organizar um Cerveja com Dados em sua própria cidade? Clique aqui.