Fim de ano é época de retrospectivas e prospecções. Na Escola de Dados, não poderia ser diferente. Assim como em 2019, trazemos aqui um post para resumir nossos principais feitos do ano e compartilhar em primeira mão alguns planos futuros.
Em 2020, a Escola de Dados cresceu consideravelmente. Alguns destaques em números dão uma ideia dessa expansão:
- lançamos nossa plataforma de cursos online, que já conta com quase 1.400 pessoas cadastradas;
- oferecemos ao longo do ano mais de 300 bolsas de diversidade com inscrição gratuita em nossas atividades;
- criamos 5 cursos inéditos: o Dados 360, Publicadores de Dados e Jornalismo de Dados para Coberturas Locais, além de um curso sob demanda para a Prefeitura de São Paulo e um sobre advocacy com dados, para organizações da sociedade civil;
- realizamos a quinta edição da Conferência de Jornalismo de Dados e Métodos Digitais, o Coda.Br 2020, com mais de 50 pessoas convidadas e 500 inscritas, além da segunda edição do Prêmio Cláudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados;
- firmamos parceria com a Universidade Federal do Rio de Janeiro e realizamos atividades de extensão universitária com 7 estudantes de graduação;
- mantivemos o Fórum de Jornalismo de Dados, ampliamos nosso programa de membresia (agora com mais de 300 pessoas inscritas) e nossas plataformas online, com um ambiente de chat próprio;
- além disso, publicamos um ebook, 38 postagens, 18 tutoriais, 12 edições do Boletim de Dados e realizamos 3 webinars, bem como 2 edições do Cerveja com Dados (no Rio de Janeiro e Recife, nos meses pré-pandemia, claro);
- além das já citadas Prefeitura de São Paulo e UFRJ, atuamos em conjunto com organizações como a Hivos, IBPAD, Consulado dos Estados Unidos, Consulado da Holanda, R Consortium, além de renovar parcerias antigas como o Google News Initiative, ABRAJI, ESPM, Knight Center e Volt Datalab.
Quer saber os planos para o próximo ano? Temos muitos!
Teremos novas turmas do curso Dados 360 e Publicadores ainda no primeiro semestre, além de novos cursos como um dedicado à introdução à programação e outro voltado para temas ambientais. Basta assinar nossa newsletter que iremos te avisar quando isso acontecer, além de te deixar por dentro de nossas outras novidades.
O curso Publicadores de Dados também vai dar origem a um ebook, que será lançado ainda no primeiro semestre. A proposta é trazer uma manual prático para a abertura de dados no setor público, desde a concepção e gestão estratégica até a publicação dos dados na Internet.
Pretendemos liberar o acesso para o curso online de Jornalismo de Dados para Coberturas Locais e o nosso ebook ‘Fluxo de trabalho com dados: do zero à prática’ (já disponível para nossos membros), assim como realizar mais webinars ao vivo com especialistas, tratando de temas específicos do trabalho com dados. Porém, por ora, seguimos sem previsões de retomada dos nossos cursos presenciais. Enquanto isso, estamos trabalhando para melhorar e ampliar nossas atividades de ensino online!
Outro objetivo para 2020 é realizar a sexta edição do Coda.Br, trazendo algumas novidades em termos de formato e conteúdo, junto com a terceira edição do Prêmio Cláudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados. Além disso, queremos fortalecer nossa rede de pessoas instrutoras e ampliar ainda mais a diversidade em nossas atividades, seja aperfeiçoando as políticas de bolsas de gratuidades, em nossa própria equipe ou entre pessoas convidadas em nossos projetos.
Toda essa construção é um processo aberto e pode contar com sua colaboração de diferentes formas. Seja acompanhando nossas redes sociais (Twitter, Facebook ou YouTube), colaborando com a tradução de conteúdos, participando de nossos grupos e do programa de membresia ou apoiando a Open Knowledge Brasil.
Vamos atuar juntos para democratizar ainda mais o conhecimento para trabalhar com dados no Brasil? Contamos com sua participação em 2021!