Veja online o Coda.Br 2020, a 5ª Conferência Brasileira de Jornalismo de Dados e Métodos Digitais!
Associe-se à Escola de Dados para acessar os workshops.
São 16 workshops para você ver quando quiser, em trilhas voltadas para o jornalismo de dados, métodos digitais e publicação de dados.
Os workshops foram avaliados ao vivo pelos participantes, com média de 96% das avaliações entre “bom” e “excelente”.
Acesso aberto a 3 painéis, 2 keynotes, 5 lightning talks e à cerimônia de entrega do Prêmio Cláudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados.
O Coda.Br 2020 já reuniu cerca de 500 pessoas inscritas de praticamente todos os estados brasileiros e agora você também pode acompanhar o evento. A quinta Conferência de Jornalismo de Dados e Métodos Digitais ocorreu entre 2 e 7 de novembro, mas todas as atividades foram gravadas e estão disponíveis para você nesta página.
O acesso aos painéis de debate, keynotes, às apresentações-relâmpago e à cerimônia de entrega do Prêmio Cláudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados é disponibilizado de forma gratuita. Para acessar os workshops, associe-se ao programa de membros da Escola de Dados e receba já esta e outras vantagens.
WORKSHOPS
Jornalismo
de Dados I
- Entrevistando dados com o Google Spreadsheets
Com Jamile Santana (Painel Jornalismo) - Pandemia na busca: o que as buscas do Google revelam sobre 2020
Com Keila Guimarães (Google) - Introdução à Inteligência Artificial para jornalistas
Com Marco Túlio Pires (Google) - Storytelling com dados: estruturas, técnicas e mão na massa com Flourish
Com Nazareno Andrade e Dandara Sousa (UFCG)
Jornalismo
de Dados II
- Data is everywhere: investigações digitais com fontes abertas
Com Giancarlo Fiorella (Bellingcat) - Como tomar boas decisões no design de visualização de dados
Com Alberto Cairo - Primeiro as primeiras coisas: análise exploratória com R
Com Juliana Marques (Datalabe) - Conhece a ti mesmo: como evitar vieses em suas análises de dados
Com Natália Mazotte (Escola de Dados/Abraji)
Publicadores
de Dados
- Anonimização, veracidade dos dados e LGPD
Com Danielle Monteiro (XP Inc)
- Trabalhando com Elasticsearch para analisar dados do Auxílio Emergencial
Com Juliany Raiol (PyData e PyLadies Manaus) - Análise de dados socioeconômicos no QGIS
Com Jorge Santos (Instrutor GIS) - Automatizando fluxos de dados sem linhas de código (ou quase!) utilizando Apache NiFi
Com Leandro Bispo (Globo)
Métodos
Digitais
- Gephi, relações lexicais e notícia
Com Fábio Malini (UFES) - Desbravando dados eleitorais no R com o CepespData
Com Lara Mesquita, Guilherme Russo e Rebeca Carvalho (Cepesp – FGV/SP) - Querido Diário: hoje eu tornei um Diário Oficial acessível
Com Ana Paula Gomes (Dados abertos de Feira) - Introdução ao pensamento computacional
Com Ana Carolina da Hora (Ogunhe)
PARTICIPE
Para ter acesso aos vídeos do workshops, junte-se ao nosso programa de membresia.
Além de toda programação do Coda.Br 2020, você terá acesso ao ebook ‘Fluxo de trabalho com dados: do zero à prática’, 20% de desconto em nossos cursos, nossa newsletter mensal e grupos exclusivos com nossa equipe e outras pessoas participantes do programa.
A Escola de Dados é um programa sem fins lucrativos da Open Knowledge Brasil, uma organização da sociedade civil brasileira dedicada ao conhecimento aberto. Associando-se a nós, você também apoia nosso trabalho em prol da democratização dos dados no Brasil.
KEYNOTES
Gabriela de Queiroz
Dos aplicativos que usamos no dia a dia a algoritmos complexos, a tecnologia tem o potencial de ocultar, acelerar e até mesmo aprofundar a discriminação, ao mesmo tempo que parece neutra e até benevolente quando comparada às práticas racistas de uma era anterior. Gabriela de Queiroz apresenta algumas implicações da Inteligência Artificial, explorando alguns exemplos de falhas e impactos negativos.
Eliot Higgins
Nos últimos 10 anos, a investigação online com fontes abertas evoluiu de um campo de investigação usado por um pequeno grupo de investigadores amadores para ser adotada por organizações de direitos humanos, jornalistas, órgãos de justiça e responsabilidade, aplicação da lei e outros campos de investigação. Eliot Higgins liderou diversos desenvolvimentos no campo, e fala de seu trabalho junto ao Bellingcat.
PAINÉIS
Saúde no jornalismo e a Covid-19
Que os dados são uma dimensão fundamental do combate à pandemia do novo coronavírus já sabemos, mas quais os desafios encontrados por quem está na linha de frente destas análises? E quais as novas possibilidades do jornalismo de dados na área de saúde? O painel irá explorar urgências presentes e possibilidades futuras nesta área.
Fernanda Campagnucci (Open Knowledge Brasil) recebe Atila Iamarino (divulgador científico), Fabiola Torres (Salud con Lupa), Marcelo Gomes (Fiocruz).
Algoritmos e Desigualdades
Em um contexto onde algoritmos e modelos de inteligência artificial ganham uma importância cada vez maior, é fundamental que o jornalismo consiga fiscalizar e monitorar esta esfera da sociedade, refletindo de maneira crítica sobre os processos tecnológicos e sociais adotados por empresas e governos. No contexto do enfrentamento às desigualdades, quais são os problemas centrais hoje neste campo? Como podemos melhorar a cobertura e investigação desta área?
Sil Bahia (Pretalab) recebe Catherine D’Ignazio (MIT/Data Feminism), Joana Varon (Coding Rights) e Nicholas Diakopoulos (Northwestern University).
Desafios na Amazônia
Com mais de 30 milhões de pessoas e inúmeras espécies vivas, a região é um dos fronts mais importantes da mudança climática em nosso planeta e conta com diversos desafios socioambientais, cujos efeitos negativos podem ser catastróficos não apenas para as populações locais. Neste painel, iremos debater como jornalistas e pesquisadores podem cobrir e investigar temas envolvendo a Amazônia usando dados, com mais impacto.
Thiago Medaglia (Ambiental Media) recebe Katia Brasil (Amazônia Real), Nelly Luna (Ojo Público) e Toya Manchineri (COIAB).
E MAIS:
Prêmio Cláudio Weber Abramo
Pelo segundo ano consecutivo, a Conferência de Jornalismo de Dados e Métodos Digitais (Coda.Br) encerrou premiando os trabalhos que expressaram o que há de melhor na união entre tecnologia e informação, com a entrega do Prêmio Cláudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados. Os ganhadores deste ano foram os veículos Correio Braziliense, Época, Nexo e AzMina.
Lightning talks
Tradição no Coda.Br, as apresentações-relâmpago trazem apresentações de projetos inovadores e inspiradores, feitos por pessoas participantes do encontro. Neste ano, foram cinco trabalhos, distintos em seus formatos e objetos de análise, mas semelhantes em um ponto crucial: transformar informações de interesse público em dados acessíveis a todos.
QUEM FEZ
REALIZAÇÃO
DESENVOLVIDO COM
APOIO
APOIO DE MÍDIA